Deputado defende recursos para o turismo em aula magna

Setor, de grande potência, necessita de investimentos, avaliam especialistas
31/03/2014 20:09 | Da Redação: Caroline Leonardo Fotos: Mauricio de Souza

Compartilhar:

Enio Tatto (à esq.) recebe participantes da aula magna em seu gabinete<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aula magna do Programa de Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160148.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Com o tema Política de Turismo no Brasil: História e Perspectivas, o curso foi inaugurado no Legislativo paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2014/fg160149.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o apoio e participação do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), foi ministrada, nesta segunda-feira, 31/3, no auditório Paulo Kobayashi, aula magna do Programa de Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Com o tema Política de Turismo no Brasil: História e Perspectivas, o curso foi inaugurado no Legislativo paulista porque o campus Leste da Universidade de São Paulo está interditado. A ordem judicial ocorreu em janeiro quando foi constatada contaminação por gás metano e presença de óleos minerais cancerígenos, causada pelo depósito de terra de origem desconhecida.

O palestrante, professor doutor Mário Carlos Beni, titular aposentado da Universidade de São Paulo, possui amplo currículo na área. Na mesa de abertura, também estavam presentes o deputado Enio Tatto e os professores doutores Antonio Carlos Sarti, coordenador do convênio entre a Universidade de São Paulo " USP e a Universidade de Girona, Espanha; Alexandre Panosso Netto, coordenador do programa de mestrado em Turismo da USP; Jaume Guia, coordenador do European Master in Tourism Management, da Universidade de Girona, e Ricardo Ricci Uvinha, secretário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer " Anpel.

Também participaram da instalação dos trabalhos as professoras doutoras Bernadette Franco, presidente da Comissão de Pós-Graduação da USP; Elizabeth Kyoko Wada, diretora de Relações Institucionais Nacionais e Internacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo " Anptur; e Flávia Móri, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Ações na Alesp

"Gostaria de ver a aula inaugural na própria USP Leste, pois sua existência é fruto da luta da qual fiz parte", comentou Enio Tatto, no início da aula. Na sequência, observou: "o setor de turismo tem um potencial enorme de crescimento e é importante para gerar emprego e renda. Entretanto, o que temos visto no Estado de São Paulo é uma crítica falta de investimentos. Houve, por exemplo, uma redução, entre 2012 e 2013, de 4,55% nos recursos orçamentários previstos para infraestrutura turística dos municípios e estâncias e de 34% para a rubrica relativa ao apoio à infraestrutura para o turismo".

Ainda, segundo o parlamentar, existem dois importantes projetos tramitando na Alesp, cuja aprovação seria importante para a área e para o Estado. O primeiro trata da criação do Fundo Estadual do Turismo; o segundo, amplia o número de municípios a serem considerados estâncias (balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas).

"Em nome da Mesa Diretora quero dizer que Assembleia Legislativa está à disposição da Universidade de São Paulo para atividades que queira realizar nesta Casa", concluiu o deputado. Após o término da aula magna, o 1º secretário recebeu participantes do evento em seu gabinete.

Grande potencial X pouco investimento

O professor Carlos Beni, na palestra que fez sobre Política e Planejamento do Turismo no Brasi, observou que o número de turistas gira em torno de um bilhão de pessoas, representando mais de US$ 1,3 trilhão de dólares em receita, o que coloca o turismo entre as cinco maiores receitas internacionais, equivalendo a 9% do PIB mundial.

Quase 2/3 das zonas geoturísticas receptoras do turismo internacional localizam-se na Europa. E apenas 2,6 % do montante desse número de turistas vêm para a América do Sul.

O professor explicou que o crescimento desse setor se deve à necessidade de novos segmentos e produtos turísticos, então passou-se a investir mais em Parques Temáticos, Ecoturismo, Turismo de aventura, Turismo de Permuta e no Turismo de experiência. "O turismo se mostra uma força muito importante para o desenvolvimento econômico mundial", lembrou.

"Houve uma mobilidade social extraordinária nesse país: em novembro foram 280 milhões de passageiros embarcados e desembarcados, o Brasil é o único país do mundo que tem mais passageiros aéreos do que terrestres", disse o professor. Ele afirmou também que o Brasil tem um potencial muito forte nesse setor, mas ainda pouco investimento, e é preciso somar estratégias e multiplicar iniciativas para que no futuro possa aumentar o lucro do país no setor.

alesp