Vagões exclusivos para mulheres na CPTM e no Metrô


07/04/2014 16:43 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Diante dos recorrentes casos de assédio divulgados nos últimos dias pela imprensa, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou pedido ao governador para que determine à CPTM e ao Metrô, a implantação imediata, nos horários de pico, de vagões exclusivos para mulheres.

"A proposta deve ser atendida de maneira emergencial, pois há mulheres sofrendo, diariamente, assédio nos meios de transporte do Estado", comenta o deputado. Ele destaca que somente na estação Brás, em horários de pico, foram identificados 30 molestadores em um único dia. Lembra que a maioria das vítimas não costuma registrar boletim de ocorrência.

Vagões destinados a mulheres em horários de pico já são uma realidade no Rio de Janeiro e em Brasília, onde foi realizada pesquisa que considerou positiva a adoção da medida. Em São Paulo, levantamentos das companhias que operam o transporte sobre trilhos em São Paulo indicam que 58% dos passageiros habituais são mulheres, tendo a maioria idades entre 18 e 34 anos.

Diante desses números, o parlamentar observa: "Os dados oficiais reforçam a necessidade da rápida adoção da proposta que apresentamos. O público feminino tem vivido e presenciado situações humilhantes, por isso, merece consideração especial do governo do Estado", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp