São Vicente construirá maternidade com emenda parlamentar


08/04/2014 16:05 | Da assessoria deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Emenda parlamentar destinada por Telma de Souza (PT), no valor de R$ 1 milhão, vai permitir a construção de uma maternidade pública em São Vicente. Planejada para atender 20 gestantes simultaneamente, a unidade será essencial para reduzir o déficit regional de leitos públicos para partos, agravado pelo fechamento de maternidades particulares.

Telma informou sobre a emenda, no dia 2/4, durante visita à Secretaria de Saúde de São Vicente. As tratativas foram iniciadas dois dias antes, a pedido do prefeito Luís Cláudio Bili, no ato de entrega das obras da Casa de Saúde da Mulher, no bairro Ponte Nova. Na sequência, a deputada e o secretário de Saúde, Antônio Rua Vieira, definiram os detalhes do empreendimento. Ela também atendeu à solicitação para envio de outra emenda, de R$ 150 mil, para a reforma da UBS Irmã Dolores, no município. "A capacidade da Baixada Santista para realizar partos é insuficiente e, com as decisões recentes em maternidades particulares, de fecharem suas portas para esses procedimentos, o sistema público sofrerá uma sobrecarga. Por isso, estamos planejando esta nova maternidade municipal", afirma Telma.

A preocupação de Telma é fundamentada no anúncio de fechamento das maternidades e prontos-socorros obstétricos da Beneficência Portuguesa e da Casa de Saúde, em Santos, e em dados estatísticos. A Baixada Santista conta com apenas 366 leitos para partos, sendo 264 destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 102 a particulares.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp