MP deve apurar responsabilidade sobre a crise da água


24/04/2014 18:21 | Da Liderança do PT

Compartilhar:


Com o objetivo de apurar a responsabilidade do governador Geraldo Alckmin e de diretores da Sabesp na crise pela qual passa a companhia e todo o abastecimento de água no Estado de São Paulo, o PT recorre à Procuradoria-Geral do Estado. "Há uma clara omissão da gestão dos tucanos para solucionar a falta de água. Há anos, estudos apontavam medidas necessárias que precisariam ter sido tomadas para evitar a situação atual", afirma o líder da bancada petista na Assembleia, deputado João Paulo Rillo. Para ele, "é preciso apurar a ilegalidade e improbidade na conduta do governador Geraldo Alckmin e de diretores da companhia".

As previsões de técnicos do setor é de que, a persistir a inação das autoridades, a população das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas estará, no final do ano, sem água. A utilização de cerca de 50% do volume morto, próximo a 200 bilhões de litros de água, poderão servir a população por apenas mais quatro meses.

Outro ponto apontado pelos parlamentares do PT é o que a falta de água poderá causar ao complexo industrial, já que o setor demanda grande quantidade de água para seu funcionamento. Os prejuízos poderão se traduzir na queda da produção e de empregos.

"O que mais chama a atenção é o fato de estarmos tratando de uma empresa que, só em 2013, gerou uma receita líquida de R$ 11,3 bilhões e um lucro líquido de R$ 1,9 bilhão", destaca Rillo.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp