Sepultamento de indigentes com RG é criticado


23/04/2014 17:50 | Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

Compartilhar:


O deputado Hamilton Pereira (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, no dia 22/4, para criticar o governo do Estado, após revelação de que 3 mil pessoas foram enterradas como indigentes nos últimos 15 anos, apesar de estarem portando documentos de identificação. A denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Autor da Lei 15.292/2014, que institui uma Política Estadual de Busca de Pessoas Desaparecidas, Hamilton lamentou o fato descoberto pelo MP/SP. "É triste saber que por trás dessas 3 mil pessoas há milhares de famílias numa busca incessante por seus entes queridos", afirmou.

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), órgão denunciado por mandar para valas públicas os corpos sem que as famílias que buscam por pessoas desaparecidas fossem procuradas, é ligado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Hamilton lembrou que a própria USP desenvolve o Programa Caminho de Volta, que realiza o cruzamento de informações genéticas entre familiares e crianças encontradas.

"É inadmissível que possuindo toda essa tecnologia, o Estado ainda seja omisso sobre os casos de desaparecimento de pessoas", criticou. "Precisamos que a política integrada entre os órgãos públicos para a busca de desaparecidos, criada com a nossa lei, saia do papel e comece a funcionar em todo o Estado de São Paulo", completou o parlamentar.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp