Nota da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva


28/04/2014 15:22 | Da assessoria do deputado Adriano Diogo

Compartilhar:


A Comissão da Verdade de São Paulo Rubens Paiva,a través de seu presidente, deputado Adriano Diogo (PT), vem a público manifestar sua surpresa e preocupação com o assassinato do ex-coronel do Exército Paulo Malhães. Segundo noticiado pela imprensa, seu corpo foi encontrado em sua residência na zona rural de Nova Iguaçu (RJ) e a polícia está considerando a hipótese de asfixia pelas circunstâncias do crime.

De acordo com o relato da viúva de Malhães, Cristina, e de sua filha, Carla, que se encontravam na residência, três pessoas ali adentraram e mantiveram o ex-coronel preso das 13 às 22 horas do dia 24/4.

Há um mês, no dia 25/3, o militar da reserva, que participou diretamente dos órgãos repressivos da ditadura, prestou depoimento à Comissão Nacional da Verdade revelando detalhes importantes sobre a execução sumária e a ocultação do cadáver de ex-deputado Rubens Paiva, além de outras informações sobre o funcionamento da chamada "Casa de Morte" de Petrópolis.

As circunstâncias em que ocorreu o assassinato de Paulo Malhães, no interior de sua própria residência, sem que nada tenha sido subtraído e na presença de seus familiares, indicam a necessidade de uma apuração rigorosa e célere dos fatos para que se desvende, o mais rápido possível, a motivação desse crime.

alesp