Governo do Estado atende proposta para corrigir abusos nos pedágios


20/05/2014 15:16 | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:


Foram necessários sete anos para que o governo do Estado se sensibilizasse e tomasse uma atitude concreta em relação aos abusos praticados pelas concessionárias nas praças de pedágios do Estado de São Paulo. Desde 2007, Ana Perugini (PT) trava uma luta na busca de uma revisão dos contratos firmados com as empresas para administrar as 144 praças de cobrança instaladas no Estado.

O trabalho da deputada leva em conta os altos preços das tarifas cobradas e a quantidade de praças em funcionamento, além do desequilíbrio financeiro entre o que as empresas lucram e o que investem em obras e serviços que beneficiem a população usuária dos pedágios.

Matéria veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, domingo (18/5), informa que o governador Geraldo Alckmin decidiu abrir uma "batalha jurídica" contra três concessionárias por terem recebido R$ 900 milhões indevidamente. Os valores estimados pelo governo do Estado chegam a R$ 2 bilhões quando a análise se estende às 12 concessionárias que atuam nos pedágios do Estado.

Segundo a reportagem, o governo deu entrada em três ações e outras cinco estariam prontas para chegar à Justiça. A empresas atingidas inicialmente são SPVias e a ViaOeste, controladas pelo Grupo CCR, e a Renovias. As concessionárias administram as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. As demais concessionárias são Ecovias, Tebes, Triângulo do Sul, ViaNorte, Autovias, Intervias, Centro-Vias, Autoban e Colinas.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp