Deputado questiona cancelamento da licitação da Linha Bronze do Metrô


20/05/2014 18:08 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Por meio de Requerimento de Informação, o deputado Enio Tatto (PT) questiona o diretor-presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, sobre os motivos pelos quais foi suspensa a licitação para a construção da Linha 18 " Bronze, monotrilho que ligará a estação Tamanduateí (Zona Sul da Capital) a São Bernardo do Campo (ABC paulista).

O deputado encaminhou o pedido de informação após o cancelamento da licitação, na última sexta-feira, 16/05, depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou mudanças nas regras dos editais posteriores à sua publicação. Entre as mudanças, estaria a redução entre 30% e 40% no número de peças produzidas no Brasil, contra os 40% a 60% previstos originalmente no edital.

"Por que foi cancelada a licitação para construção da Linha 18 " Bronze do Metrô, com valor estipulado em R$ 11,8 bilhões?", é o primeiro questionamento do deputado. A seguir indaga sobre "os critérios adotados para essa paralisação" e "se foi verificada alguma falha que levou ao cancelamento da concorrência".

O deputado Enio Tatto, 1º secretário da Assembleia Legislativa, prossegue com os questionamentos ao perguntar "se é possível, com novos estudos, que o valor para as obras diminua, qual é a previsão do término do processo licitatório e qual é a previsão para o inicio e a entrega das obras e o início do funcionamento da linha".

Por fim, indaga sobre "os critérios para levar a linha ao ABC paulista sem incluir Diadema, se existe estudo para que este município também faça parte do projeto, qual o custo adicional para incluí-lo e quantas pessoas da cidade seriam atendidas pelo monotrilho".

"Incontáveis são as reclamações dos cidadãos referentes à demora e à falta de informação sobre atrasos nas obras, como nesse caso da Linha 18 " Bronze. Esses problemas afetam completamente a vida do cidadão que depende deste meio de transporte. O descrédito dos cidadãos nas ações do governo são consequências da ineficiência e da regularidade dos problemas que estão sendo apontados sobre a Companhia do Metropolitano de São Paulo " Metrô", justifica Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp