Pesca e turismo na região dos Grandes Lagos


28/05/2014 15:47 | Da assessoria do deputado Itamar Borges

Compartilhar:


O deputado Itamar Borges (PMDB), presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa e membro da Comissão de Meio Ambiente, apresentou ao governador Geraldo Alckmin indicação sobre o desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira e do turismo náutico na região dos Grandes Lagos do noroeste paulista.

O documento que foi proposto pela prefeitura de Santa Fé e outras prefeituras da região sugere que o governo do Estado, elabore estudos para a criação de políticas públicas que favoreçam a exploração ambientalmente adequada dos recursos hídricos da região.

A indicação do parlamentar apresenta como base de pesquisa o projeto Movimento Peixe Legal, da prefeitura de Santa Fé do Sul, que busca contribuir com a implantação de medidas e ações de sustentabilidade da atividade pesqueira no município e toda a região. Segundo o deputado Itamar Borges, a indicação tem como objetivo chamar a atenção do Executivo para o grande potencial de desenvolvimento sócio econômico da região, criando regras para a pesca no lago da Usina de Ilha Solteira, com o intuito de promover o melhor povoamento e evitar a pesca predatória.

"É uma região muito bonita, que recebe muitos turistas, mas tem capacidade para receber muito mais. Os benefícios ambientais devem nortear as ações adotadas, mas sem deixar de dar atenção para os aspectos sociais, econômicos e turísticos, fundamentais para o desenvolvimento da região", finalizou o parlamentar.

itamarborges@al.sp.gov.br

alesp