Contra venda de bebidas alcoólicas nos estádios na Copa


28/05/2014 16:45 | Da assessoria do deputado Rodrigo Moraes

Compartilhar:


Em sessão extraordinária na noite de 27/5, o deputado Rodrigo Moraes (PSC) votou contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol, rejeitando a medida que a Fifa quer impor ao Brasil durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. "Este projeto é um retrocesso, pois essa Casa de Leis já foi contra a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, agora querem abrir uma exceção, é inadmissível", argumento Rodrigo Moraes.

Além do deputado Rodrigo Moraes a bancada do PSD, PRB e os deputados Orlando Morando (PSDB) e Jooji Hato (PMDB) defenderam que a proibição continuasse, alegando que a permissão estimula o consumo de álcool. Já a bancada do PT, o deputado major Olímpio (PDT) e o líder do governo, Barros Munhoz defenderam a proposta dizendo que a venda de bebidas alcoólicas serão apenas nos seis jogos que serão feitos na capital paulista.

O argumento utilizado pelo governo de que é necessário flexibilizar a proibição de consumo durante a Copa, na opinião do deputado Rodrigo Moraes, significa, na verdade, colocar valores financeiros acima do bem-estar e da integridade física das multidões nas arenas esportivas.

Para Rodrigo Moraes, o ser humano está em primeiro lugar e não as finanças da Fifa e de uma fábrica de cervejas. O deputado entende que deve haver, sim, restrição à venda, e também à propaganda, de bebidas alcoólicas.

rodrigomoraes@al.sp.gov.br

alesp