Opinião - Dia Mundial Sem Tabaco


30/05/2014 15:44 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O 31 de Maio - instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial sem Tabaco - não é, evidentemente, uma data para ser comemorada mas, sim, para ser vista como referencial de uma luta sem tréguas da própria humanidade contra um dos seus mais devastadores inimigos; como um alerta candente sobre as doenças e mortes a todo momento provocadas por essa droga conhecida como "fumo". São mortes, claro, evitáveis, daí a importância de campanhas educativas despertando, sobretudo nos jovens, a consciência do risco que acompanha e persegue todo fumante. .

Segundo relatório da própria OMS, 5 milhões de fumantes morrem por ano devido a doenças relacionadas ao cigarro. É como se as populações de oito cidades do porte de Ribeirão Preto (com seus mais de 600 mil habitantes ) desaparecessem do mapa de um ano para outro....

Profissionais da Saúde em todo o Brasil eis uma boa notícia - vão realizar campanhas visando demonstrar os malefícios do fumo o que, convenhamos, já deveria estar acontecendo e de forma sistemática há muito tempo. Estudo do Ministério da Saúde mostra um dado preocupante: 80% dos fumantes acenderam o primeiro cigarro com menos de 20 anos e 20% com menos de 15 anos de idade. Muitos dos atuais fumantes foram sugestionados pelo glamour dos antigos filmes onde astros e estrelas certamente subvencionados pela indústria do fumo - apareciam tragando cigarros de aparência inocente; mais ainda pelo investimento maciço dessas fábricas de mortes em publicidade na tevê, jornais e revistas de todo o país. Quem não se lembra do cavaleiro do Marlboro que, por sinal, morreu de câncer no pulmão?

O que nunca foi divulgado é que a fumaça do cigarro contém mais de 4700 substâncias químicas, sendo 200 tóxicas e prejudiciais à saúde e 50 com forte efeito cancerígeno; que o tabagismo é diretamente responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer em várias partes do corpo como a boca, faringe, laringe, pâncreas, estômago, bexiga, intestino, dentre outros órgãos.

Pergunto: por que as autoridades ainda toleram o cigarro e permitem sua livre comercialização? Fazem guerra contra a cocaína, a maconha, a heroína - e devem fazer mesmo! - mas não contra o cigarro. Por que essa proteção a uma droga comprovadamente maléfica? É um vicio terrível e ai de quem dele se torna dependente; a pessoa tem consciência do risco que corre mas dele não consegue se libertar..

O Dia Mundial sem Tabaco deve ser visto, acredito, como uma oportunidade de conscientização abrangendo tanto os meios de comunicação quanto os educadores, os pastores, os padres e os pais de família no sentido de orientarem a juventude a ver no cigarro um real inimigo da sua saúde e, sobretudo, uma ameaça ao seu futuro.

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp