Estado de São Paulo terá o Dia do Clube Português


02/06/2014 17:17 | Da assessoria do deputado Fernando Capez

Compartilhar:


Defensor das demandas da comunidade portuguesa na Assembleia Legislativa de São Paulo, o deputado Fernando Capez (PSDB), a pedido dos integrantes da comunidade, apresentou o Projeto de Lei 712/2014, que institui o Dia do Clube Português, a ser comemorando anualmente no dia 14 de junho.

Capez afirma que justificar ou mesmo discorrer sobre a importância da colônia portuguesa em nosso país, em especial no Estado de São Paulo, seria uma redundância sem precedentes, porém, mesmo que de forma singela e resumida, o parlamentar citou, na fundamentação ao PL, pontos importantes sobre a história da comunidade portuguesa no Brasil.

No Estado de São Paulo, a colônia está organizada e representada em mais de uma centena de importantes associações, clubes, ranchos folclóricos e consulados. Diante deles, a árdua e orgulhosa tarefa de manter viva as tradições portuguesas no Brasil. "Essas organizações são vitais para estreitar e manter vivos os laços que unem Brasil e Portugal, pois favorecem o intercâmbio cultural e comercial entre os países que são unidos pela história comum e pela língua portuguesa", afirma o deputado.

Tendo em vista a importância destas instituições, Capez protocolou o PL para prestar merecida homenagem ao Clube Português pelo trabalho realizado há décadas no sentido de realçar e manter viva a cultura portuguesa.

Fundado em julho de 1920, o clube é um dos mais tradicionais centros de fomentação e irradiação da cultura luso-brasileira no Estado, tendo como objetivo reunir os portugueses, seus descendentes e brasileiros em festas e bailes para manter vivos os laços entre Portugal e Brasil. Com essa iniciativa, o parlamentar visa reforçar, ainda mais, a importância do Clube Português e os laços que unem portugueses e brasileiros.

fcapez@al.sp.gov.br

alesp