Da Tribuna


04/06/2014 19:47 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


Plano Nacional de Educação

Welson Gasparini (PSDB) discorreu sobre a aprovação, pela Câmara Federal, do Plano Nacional de Educação. Ressaltou as disposições da nova lei, de destinação de 10% do PIB para o setor, na próxima década. Lamentou que a matéria não contemple os gastos extras que cada esfera de governo será obrigada a investir, no ensino público. Explicou que especialistas consideraram avançadas as metas da propositura, com ênfase para a erradicação do analfabetismo, em dez anos.

Olímpio Gomes (PDT) lamentou a morte do 49º policial militar, executado em Itapecerica da Serra e manifestou condolências aos familiares. Comentou a aprovação dos projetos de lei complementar 18 e 19 por este Parlamento.

Carlos Giannazi (PSOL) discursou sobre aspectos do Plano Nacional de Educação, explicando que a matéria é composta de 20 metas, visando promover melhorias para o setor. Manifestou preocupação quanto ao financiamento do ensino público, previsto na propositura. Opinou que os 10% do PIB, que seriam destinados para a Educação, não condizem com a real porcentagem que será investida.

Jooji Hato (PMDB) discorreu sobre a violência e comentou o fechamento de hipermercados, nas madrugadas, em decorrência da criminalidade. Falou de restrição na entrega, pelos Correios, em bairros considerados perigosos. Criticou a aprovação de lei que permite a venda de bebida alcoólica no Itaquerão, durante os jogos da Copa do Mundo.

Osvaldo Vergínio (PSD) criticou empresas que prestam serviços de telefonia celular, por falhas recorrentes no sistema. Comparou os avanços na produção de novos aparelhos, em detrimento ao investimento em tecnologias que tragam melhorias ao serviço telefônico.

Luiz Cláudio Marcolino (PT) comentou temas abordados em audiência na Secretaria de Planejamento. Disse estar aguardando posicionamento da Secretaria de Saúde, quanto à liberação de pagamentos a servidores do setor, como o plano de incentivo.

Luiz Carlos Gondim (SDD) falou das dificuldades de profissionais da Saúde, que não conseguem ingressar no mercado de trabalho após a formatura, como fisioterapeutas, dentistas e técnicos de enfermagem. Criticou a falta de estrutura para a realização de exames, no sentido de finalizar o diagnóstico.

Telma de Souza (PT) abordou o Fórum da Cidadania de Santos. Destacou a necessidade de preservação de locais históricos no município. Leu abaixo-assinado contra requerimento do espaço da Estação da Cidadania pelo Grupo Pão de Açúcar, para instalação de batalhão de Polícia.

Welson Gasparini (PSDB) agradeceu os investimentos realizados pelo governador Geraldo Alckmin na região de Ribeirão Preto, como a construção de parque tecnológico, creches e escolas no município. Criticou a morosidade da Justiça no Brasil.

Vanessa Damo (PMDB) citou caso de prédios residenciais construídos em terreno contaminado por antigo lixão na cidade de Mauá. Acrescentou que as famílias que moram no local aguardam indenização há 12 anos. Manifestou expectativa de que o problema seja solucionado com a instalação da CPI da Áreas Contaminadas no Estado, nesta Casa.

alesp