Da Tribuna


05/06/2014 18:00 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


ORLANDO BOLÇONE - Lembra a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Informa que o governador Geraldo Alckmin deve assinar decreto criando a Floresta Estadual do Noroeste Paulista, entre os municípios de São José do Rio Preto e Mirassol. Aduz que a área tem extensão de um milhão e 700 mil metros quadrados de área verde. Defende que o avanço tecnológico deve estar em consonância com o respeito ao meio ambiente.

ED THOMAS - Cita projeto para plantio de duzentas mil mudas de árvores em Presidente Prudente, em parceria com o governo estadual. Faz coro às palavras do deputado Orlando Bolçone. Mostra-se grato à cidade de Dracena por ter recebido, na segunda-feira, o título de cidadão dracenense. Cumprimenta os vereadores Rodrigo Rossetti Parra e Ailton Oscar Lorensetti pela condecoração. Tece elogios à Apae da referida cidade.

RAFAEL SILVA - Tece comentários sobre prós e contras da democracia. Critica a permanência, por muitos anos, de mesma sigla partidária no poder. Comenta virtudes e defeitos do ser humano. Faz críticas ao secretário-chefe da Casa Civil e à dirigente da Fundação Casa.

CARLOS GIANNAZI - Critica o texto final do Plano Nacional de Educação, aprovado pela Câmara dos Deputados. Lamenta que, nos 10% do PIB destinados à área, foram incluídos programas que direcionam verbas para a iniciativa privada, como o ProUni. Pede a criação de um Plano Estadual de Educação, a ser elaborado de forma coletiva. Afirma que o governo do Estado sucateou escolas e a carreira do magistério público.

LUIZ CARLOS GONDIM - Endossa o discurso do deputado Carlos Giannazi. Lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Manifesta preocupação quanto à poluição, o desmatamento, a diminuição da biodiversidade e da água potável e a extinção de animais. Ressalta a necessidade de reflorestamento na região do Vale do Paraíba. Defende que as medidas tomadas pelo Executivo contra a crise de abastecimento de água no Estado sejam debatidas nesta Casa.

ULYSSES TASSINARI - Sugere a criação de um Plano Nacional de Saúde. Agradece a Comissão de Orçamento, Finanças e Planejamento pela presença de membros na cidade de Itapeva. Elenca as prioridades da região, cuja maior demanda é a saúde pública. Clama pela instalação, no local, de clínicas de tratamento de dependentes químicos. Pede a valorização do magistério. Tece críticas à rede credenciada do Iamspe no interior do Estado. Propõe maiores incentivos à agricultura familiar.

CARLOS GIANNAZI - Informa que deve se realizar audiência pública com os professores readaptados da rede estadual de ensino. Afirma que o governo marginaliza a categoria, negando-se a conceder direitos como a aposentadoria especial. Argumenta que o adoecimento de professores é frequente, dadas as condições das escolas públicas.

CARLOS GIANNAZI - Avalia que a USP encontra-se em situação precária. Acusa o ex-reitor da instituição de improbidade administrativa. Exige averiguação quanto à compra de imóveis com valores acima dos praticados pelo mercado. Lamenta o corte de projetos de pesquisas, intercâmbios e convênios, o que estaria prejudicando os alunos. Pede por mais investimento público para o ensino superior. Defende uma gestão mais participativa para as universidades.

alesp