Da Tribuna


26/06/2014 19:04 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Declara seu apoio aos servidores do IBGE, em greve desde 26/05. Relata ações favoráveis aos grevistas, tomadas pelo PSOL em diversas instâncias. Lista reivindicações dos trabalhadores. Critica a precarização dos contratos de trabalho. Cobra maiores investimentos na instituição. Acusa o governo federal de ingerência política no órgão. Lê e comenta carta aberta à sociedade, elaborada pelos servidores do IBGE.

JOOJI HATO - Afirma que é necessária uma reflexão sobre o problema das drogas. Ressalta que o uso do crack se alastrou para além dos grandes centros urbanos. Critica a permissão da venda de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo. Informa que um dos suspeitos da morte do policial militar Rodrigo de Lucca, de Mogi das Cruzes, é traficante de drogas. Afirma esperar que projeto de lei, de sua autoria, que trata da colocação de câmeras de segurança em pontos estratégicos, aprovado nesta Casa, não seja vetado pelo Executivo.

SEBASTIÃO SANTOS - Exibe reportagem televisiva sobre laudo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a respeito de acidente de trem, ocorrido em São José do Rio Preto, em 2013, no qual morreram oito pessoas. Cobra a identificação e punição dos responsáveis. Dá conhecimento de dados levantados pela perícia técnica. Ressalta que a América Latina Logística, responsável pela linha, já fora multada pela ANTT por problemas na manutenção. Combate a passagem de trilhos pelo perímetro urbano da cidade de São José do Rio Preto.

CARLOS GIANNAZI - Informa que, em 25/06, o secretário de Educação, Herman Voorwald, esteve na Comissão de Educação desta Casa, para prestação de contas. Destaca as questões abordadas na reunião, como a demora na análise de pedidos de aposentadoria e as perícias médicas marcadas em cidades distantes da residência dos servidores. Tece críticas ao PLC 23/14, que trata do estágio probatório de diretores escolares. Opõe-se à proposta de reforma do estatuto do magistério estadual, apresentada pelo Governo.

JOOJI HATO - Faz histórico de suas lutas como Parlamentar. Sugere a liberação dos acostamentos das rodovias para circulação de veículos, sobretudo em finais de semana e feriados prolongados, como forma de evitar congestionamentos. Lembra que a medida já é posta em prática em diversas estradas. Sugere o aumento do limite de velocidade nas grandes avenidas da Capital. Critica o que vê como "indústria das multas".

CARLOS GIANNAZI - Menciona a sanção, pela Presidência, do Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e diretrizes para a área. Critica a inclusão, nos 10% do PIB destinados à Educação, de gastos com programas que direcionam recursos a instituições privadas, como o ProUni, entre outros. Combate a instituição da bonificação por resultados, metodologia que, a seu ver, não tem espaço na área da Educação. Argumenta que ambas as medidas representam um retrocesso.

SEBASTIÃO SANTOS - Saúda o ex-deputado Vinicius de Carvalho, do PRB, presente nesta Casa. Comenta o Decreto 58.544/12, sobre a atividade de aquicultura no estado de São Paulo, que, a seu ver, possuía vários problemas. Relata que, após a intervenção de parlamentares, o governador Geraldo Alckmin modificou a matéria, atendendo às solicitações. Declara que o novo texto do decreto possibilita o aumento da produção, através de várias medidas, como a regularização da criação de peixes não nativos. Agradece o apoio dos demais deputados.

alesp