Maio Amarelo: projeto por educação no trânsito


27/06/2014 16:31 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:


O Projeto de Lei 844/2014, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB), pretende criar, no Estado de São Paulo, o Maio Amarelo, com ações de prevenção e educação pela diminuição de vítimas e acidentes de trânsito.

De acordo com a proposta, ficaria a cargo do Detran coordenar as ações em apoio ao movimento, podendo o órgão buscar apoio de entidades privadas e do terceiro setor para colocá-las em prática. A intenção é promover a reflexão de cada um sobre suas ações diárias no trânsito.

"Levar mensagens importantes, como a importância do cinto de segurança, a proteção ao pedestre, os riscos de beber e dirigir. A ideia é que o Estado oficialize o mês de maio como um período de reforço à conscientização dos motoristas e dos cidadãos de forma geral", afirmou Engler.

O movimento Maio Amarelo é similar a outros, como o Outubro Rosa (em prol do combate ao câncer de mama) e o Novembro Azul (a favor do combate ao câncer de próstata e já oficializado em São Paulo pela Lei 15.430, de autoria de Engler), que já obtiveram grande sucesso em suas ações.

A escolha da cor remete ao semáforo, em que o amarelo significa atenção. Segundo dados da ONU, mais de 1 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito a cada ano, sendo 44 mil vítimas somente no Brasil. O país tem um pacto com a ONU para reduzir em 50% esse número de mortes.

rengler@al.sp.gov.br

alesp