Opinião - O Brasil vai mal mesmo?


30/06/2014 15:00 | Marco Aurélio*

Compartilhar:


Vivemos num momento do país em que, ao assistirmos aos noticiários da televisão, lermos alguns dos principais jornais e revistas do país, darmos atenção a milhares de mensagens que recebemos das redes sociais, temos a impressão de que o Brasil está indo de mal a pior. E é verdade... para alguns, com certeza está indo de mal a pior.

Não estaria indo mal um país para alguns que sempre tiveram mão de obra barata à disposição no mercado, quando este mesmo mercado hoje aponta "emprego pleno"? Para estes, perceber que a classe trabalhadora, em sua grande maioria, obteve ganhos salariais acima da inflação não é um mau sinal? Lembrando que o salário mínimo na época do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) valia menos que cem dólares. Hoje, o fato de o salário mínimo equivaler a 326 dólares não é um mau sinal?

Não estaria o país indo mal para aqueles que tinham o hábito de viajar de avião, com aeronaves não tão cheias, com poucos passageiros, aeroportos tranquilos, quando hoje uma grande parcela do povo saiu dos ônibus por ter condições para viajar de avião?

Não estaria indo mal, para alguns que sempre viram o Brasil como pequeno, a realização da Copa do Mundo, dando ao país uma grande visibilidade perante o mundo e fazendo com que milhões de turistas andem pelas ruas brasileiras?

Não estaria indo mal um país que antigamente tinha que pedir bênção ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e andava de joelhos perante Estados americanos, quando hoje fala de igual para igual? Não estaria indo mal um país que cresce, ainda que com índice pequeno, mas que é positivo, frente a tantos países em recessão?

Não estaria indo mal um país onde as pessoas têm acesso a bens de consumo, antes só reservados a alguns? Não estaria indo mal um país, cujos filhos de pessoas ricas percebem em suas salas de aula universitária pessoas oriundas do Prouni, após aprovação no Enem?

Não estaria indo mal um país onde a carência de médicos, sobretudo em áreas mais vulneráveis, começa a ser atendida por um programa chamado Mais Médicos? E o que dizer então dos proprietários de casas para alugar, vendo o programa Minha Casa, Minha Vida permitir acesso universal à casa própria?

Este país vai mal mesmo, a ponto de vaiar sua presidenta e usar palavras de baixo calão? A presidente sabe que as vaias e palavrões provêm de parte de uma classe que, acostumada a ter tudo, graças à privação dos demais, agora percebe que esses "demais" estão ascendendo a classes superiores e a melhores condições de vida.

Os autores de xingamentos e de críticas ao governo e à presidenta fazem parte de um pequeno grupo que não se conforma com a redução das desigualdades sociais, com a possibilidade de outros terem acesso ao que antes era restrito somente a eles.

Mesmo contra a vontade do grupo de descontentes, a continuarem as políticas públicas iniciadas no governo Lula, o Brasil caminha para se tornar uma nação independente, soberana, com participação do povo em condições iguais de oportunidades.

Talvez o que vá mal não seja a economia ou a política do país, mas a cultura de alguns que ainda não perceberam que o Brasil é um país onde é possível convivermos em paz, com o povo trabalhando, e todos tendo oportunidades. Se isto não é bom, então o país vai mal mesmo...

*Marco Aurélio é deputado pelo Partido dos Trabalhadores.

alesp