Da Tribuna


02/07/2014 19:54 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Tece comentários acerca da recente aprovação do Plano Nacional de Educação, que estabelece metas, diretrizes e bases para o setor. Destaca o que considera avanços e retrocessos contemplados no projeto. Critica a previsão de recursos para entidades particulares de ensino superior. Questiona a estratégia de nº 7.36, do Plano, que define a política salarial de professores da rede pública, que, a seu ver, vai prejudicar a categoria. Defende a criação do Plano Estadual de Educação, mas somente depois de ampla discussão com a sociedade.

RAFAEL SILVA - Anuncia e lamenta a morte de policial, ocorrida ontem. Acrescenta que o cabo Dias foi executado a tiros, quando chegava em sua residência. Combate projeto de lei do Executivo, que prevê o reajuste salarial de policiais a partir de 1º de agosto, ignorando, a seu ver, a retroatividade da data-base da categoria, que é 1º de março. Discursa sobre aspectos da Educação pública, como a aprovação automática de alunos. Defende melhores condições de trabalho para o magistério. Avalia que a gestão do Governo do Estado na Segurança Pública e na Educação resulta em desvalorização de ambos os setores.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Discorre sobre projeto de lei que versa sobre reajuste salarial a servidores da Saúde. Critica o Governo do Estado pelo descumprimento de pagamento que seria de sua responsabilidade. Exige que a retroatividade salarial seja garantida, de acordo com a data-base da categoria.

JOSÉ BITTENCOURT - Fala sobre convenção do PSD, realizada na última segunda-feira, dia 30 de junho. Cita as autoridades presentes. Tece elogios a Paulo Skaf. Faz comentários sobre o processo eleitoral, avaliado como festa maior da democracia. Destaca o papel do Legislativo.

JOOJI HATO - Apresenta reportagem sobre a tentativa de assalto sofrida pela apresentadora Astrid Fontenelle, em esquina do bairro do Morumbi, na Capital paulista. Lembra que projeto de lei, de sua autoria, previa a proibição do garupa de moto, o que, em sua opinião, reduziria a modalidade de assaltos praticados por dupla de motoqueiros. Lamenta que o governador Geraldo Alckmin tenha vetado a propositura.

LUIZ CARLOS GONDIM - Discorre sobre a crise hídrica em São Paulo. Mostra imagem do leito do Rio Tietê, que está seco. Defende mais investimentos da Secretaria de Recursos Hídricos na região do Alto Tietê. Alerta a população para o uso racional da água. Destaca possíveis soluções para a falta de água, ainda que tardiamente. Defende punição para cidadãos que desperdiçarem água.

ANDRÉ SOARES - Cumprimenta o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a quem tece elogios. Lê texto do Dr. Drauzio Varella sobre as ações e os efeitos do álcool no organismo humano. Tece comentários sobre a Copa do Mundo no Brasil. Enfatiza os excessos cometidos por torcedores, como o abuso de bebida alcoólica nos estádios. Faz críticas a este Parlamento, pela oportunidade que teve de proibir a venda de bebida alcoólica nas arenas e não o fez.

OLÍMPIO GOMES - Demonstra preocupação com relação ao cumprimento de contrato desta Casa com a TV Assembleia. Destaca a demissão de cinco funcionários da emissora. Repudia a recorrente execução de policiais militares, que já atingiu o número de 64 vítimas, neste ano. Cita o assassinato do cabo Dias, ontem, na frente de sua esposa. Combate aspectos do PLC nº 26, que trata de reajuste salarial de policiais. Faz críticas ao Executivo.

alesp