Comissão da Verdade realiza audiência pública sobre o Esquadrão da Morte nesta quarta-feira


14/10/2014 18:26 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo realizará audiência pública sob o tema "Esquadrão da Morte: um capítulo da violência policial" nesta quarta-feira, 15/10, a partir das 14h, no auditório Teotônio Vilela da Alesp. O deputado Adriano Diogo (PT), presidente do órgão, convidou diversos especialistas que estudam a violência policial e a atuação do Esquadrão da Morte nos anos de chumbo e como isso influencia nos dias atuais na violência urbana.

O fenômeno estudado faz parte da história da violência, dos abusos e da corrupção por parte das forças policiais em São Paulo. O delegado Sérgio Paranhos Fleury esteve à frente do Esquadrão da Morte em São Paulo, cujas vítimas, em um primeiro momento, eram aquelas envolvidas com o tráfico de drogas. Depois, a quadrilha formada por policiais passou a atuar também na repressão dos militantes políticos que lutavam contra a Ditadura. Fleury se tornou um ícone da repressão política por conta das torturas e mortes que promoveu.

Além de Adriano Diogo, participarão da audiência Débora Maria da Silva, coordenadora do Movimento Mães de Maio; Alessandra Teixeira, jurista e socióloga e pesquisadora do tema; e Marcos Roberto Fuchs, diretor-adjunto da Conectas Direitos Humanos. Também foi convidado, porém ainda não confirmou presença, Hélio Bicudo, autor no livro "Meu depoimento sobre o esquadrão da morte"

A audiência terá transmissão ao vivo online pelo link: TV Alesp (selecionar auditório Teotônio Vilela), usando o navegador Internet Explorer.

alesp