Um exemplo dignificante


10/11/2014 11:47 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Ocupei a tribuna da Assembleia Legislativa na semana passada para dar, aos meus colegas deputados e aos telespectadores da TV Câmara, uma notícia auspiciosa, divulgada com destaque pela imprensa: um interno da Fundação Casa tornou-se finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria poema. O fato é significativo porque referida olimpíada, promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, reúne alunos das escolas públicas de todo o país. Para participar da segunda etapa do concurso (a semifinal, realizada em Belo Horizonte), esse interno teve autorização judicial para viajar de avião, uma situação inédita na vida do jovem) acompanhado pela professora de português Maria da Penha Silva. Ao citar o nome da professora, fiz questão de destacar o carinho e a atenção por ela dedicados aos seus alunos da Fundação Casa. O incentivo ao jovem premiado veio dessa professora da rede pública do Estado de São Paulo, há 12 anos lecionando nas unidades da Fundação Casa.

É uma noticia que relatei com prazer porque, infelizmente, como regra geral, o que aparece na imprensa são notícias negativas, principalmente as relacionadas com a Fundação Casa (a antiga Febem, de tão triste memória) e dos presídios em geral.

Tenho defendido - e já falei disso com o governador Geraldo Alckmin " a instalação pelo Estado de escolas profissionalizantes nas unidades prisionais, assim como na Fundação Casa. Isso é muito importante. No Brasil foi feito um levantamento e concluiu-se que 60% das pessoas presas no Brasil são analfabetas. Às vezes estão condenadas a cinco, dez, quinze anos de prisão e, no entanto, ficam sem fazer nada o dia todo, dedicadas a um ócio pernicioso.

Para homenagear a professora e esse jovem interno da Fundação Casa, fiz questão de ler " e agora o reproduzo - o poema com o qual ele foi finalista desse concurso nacional:

"Viver na Fundação não é bom

Bom é ser livre em toda situação

Mas tenho minha opinião

Sobre esse período de transição

Que muitos dizem ser prisão.



Nesse lugar, maldade...

Que ao mesmo tempo é saudade

Por estar privado de liberdade

Mas tem um lado positivo

Nessa realidade

Estou me reabilitando para a sociedade.



Acordo e vejo grades

Meu peito dói de verdade

Só quem passou

Por isso sabe

De todas as realidades

E crueldades...

A maior necessidade

É a Liberdade!



Aqui lições de vida transmitem

Muitas coisas boas

Reconhecimento como pessoa

Que errar é humano

Mas aprender é a melhor coisa.



Atrás desses momentos tem algo impressionante

Hoje me tornei um estudante

Descobri que sou inteligente

Produzi este poema e me sinto importante."



Não é uma beleza uma manifestação dessa natureza? Os fatos positivos, acredito, merecem e devem ser destacados. Esse jovem, detido na Fundação Casa, foi condenado por tráfico de drogas mas, percebe-se pelo teor do seu poema, está num processo de efetiva recuperação.

Parabenizo o governador Geraldo Alckmin e a atuação dessa professora que, certamente, segue uma orientação da direção da Fundação Casa. Precisamos muito de pessoas, como ela, idealistas e competentes no trabalho de recuperar para a vida em sociedade os jovens internos da Fundação Casa.

O exemplo desse jovem " bem como o da professora Penha - é dos mais dignificantes...

*Welson Gasparini é deputado estadual pelo PSDB, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp