Da Tribuna


11/11/2014 19:14 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


EDSON GIRIBONI - Lembra a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, que precisa fazer ajustes, como as reformas tributária e política, para melhorar a situação brasileira. Argumenta que há proliferação de partidos, que são "pessoas jurídicas com interesses distintos da população". Propõe voto distrital e o fim das coligações. Defende a redução do número de ministérios. Sugere melhorias na infraestrutura para facilitar o desenvolvimento e melhorar o "custo Brasil".

WELSON GASPARINI - Conclama as lideranças políticas para buscar novos rumos para o Brasil. Comenta levantamento do Ipea, segundo o qual, houve aumento de miseráveis, que chega a 10 milhões de brasileiros. Lamenta que existam ainda 16 milhões de analfabetos e 10 mil casos de suicídios por ano. Sugere união suprapartidária para enfrentar os bons propósitos. Lembra a responsabilidade dos partidos majoritários, especialmente, após o resultado das eleições. Afirma ser primordial o combate à corrupção, que considera "epidêmica".

OLÍMPIO GOMES - Informa o lançamento, em 10/11, do Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2014, período em 53 mil pessoas foram executadas. Cita e lamenta dados sobre a morte de policiais e comenta casos de pessoas desaparecidas. Considera que a questão da segurança pública é de calamidade pública. Pleiteia mudanças estruturais e salariais para o setor. Comenta a perspectivas de redução da criminalidade de 65% para 2030. Questiona o tratamento da mídia em relação aos policiais.

ED THOMAS - Como coordenador da Frente em Defesa das Apaes, apela ao secretário da Educação quanto a necessidades dos alunos autistas. Cita dispositivos legais sobre a questão e fala da renovação de convênios, repudiando cortes na renovação de parcerias. Acrescenta que crianças autistas poderão ficar sem assistência e reitera a necessidade dos alunos e de suas famílias.

MARCOS MARTINS - Lembra telefonema do presidenciável Aécio Neves à presidenta Dilma Rousseff, após a reeleição e questiona o pedido de deputado do PSDB de recontagem dos votos. Lembra atrasos no sistema de transporte público paulistano e cobra ações do governador nessa direção. Cita questões sobre a crise hídrica, como a quantidade de vazamentos nas tubulações, estimados em mais de 30% e questiona a certeza sobre o fornecimento de água potável.

JOSÉ BITTENCOURT - Discorre sobre o PLC 24/14, que instituiu o Código Estadual de Proteção de Incêndios e Emergências e cita dispositivos constitucionais sobre a matéria. Acrescenta que o Código de Incêndios não pode afetar as unidades unifamiliares. Enfatiza a importância da criação do Código Estadual de Saneamento Básico e lembra que há lei federal sobre o assunto.

LUIZ CARLOS GONDIM - Cita sua preocupação com casos de melanoma, especialmente agora na chegada do verão, e afirma que faltam campanhas de prevenção ao câncer de pele. Comenta questões burocráticas para esse atendimento na rede hospitalar e sugere apoio de indústrias de protetores solares à campanha citada. Fala da distribuição de protetores para os coletores de lixo.

LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - Elogia a presidenta Dilma Rousseff por gestões quanto à crise hídrica no Estado de São Paulo. Destaca investimentos no metrô, no Rodoanel, em ferrovias e em programas habitacionais. Comenta reunião, ocorrida em 10/11, entre o governador Geraldo Alckmin e Dilma, quando foi destinado R$ 3,5 bilhões para obras de tratamento de água em São Paulo. Questiona a venda de ações da Sabesp no mercado internacional.

CAUÊ MACRIS - Saúda o presidente interino desta Casa, deputado Chico Sardelli, lembrando que, a partir de 1/2, o presidente efetivo Samuel Moreira deverá assumir o cargo de deputado federal, de forma que o deputado Chico Sardelli reassumirá a Presidência deste Legislativo.

CARLOS GIANNAZI - Saúda o deputado Chico Sardelli pela presidência interina. Comenta dados do 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Menciona sua participação em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, sobre casos de estupro ocorridos na Faculdade de Medicina de São Paulo, lamentando que o Estado lidere o ranking de entes federados brasileiros em casos de estupro.

BARROS MUNHOZ - Destaca o papel do governo federal no combate ao contrabando de drogas e armas. Pede ação efetiva em âmbito nacional que modifique a legislação penal e processual penal a fim de combater a impunidade.

alesp