Ministério da Cultura cria escritório regional em Rio Preto


13/11/2014 17:00 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Portaria publicada no Diário Oficial da União, no dia 11/11, criou o Escritório de São José do Rio Preto, órgão regional do Ministério da Cultura (MinC). Assim, Rio Preto é a primeira cidade que não é uma capital a ter representação do MinC. O ato assinado pela ainda ministra Marta Suplicy tem por objetivo aproximar o ministério das iniciativas culturais no interior do Estado.

As ações e programas do MinC vão atender melhor uma população de 5,5 milhões de pessoas que moram na região administrativa de Rio Preto, com 96 municípios, e de cidades nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Assis e Ribeirão.

A descentralização num país como o Brasil, de dimensões continentais, coloca os gestores mais perto da população e isso ajuda na tomada de decisões, na definição de orçamento, no diálogo e na construção dos caminhos da Cultura. Hoje, o Ministério da Cultura trabalha com o Sistema Nacional da Cultura, o programa Vale-Cultura, Centros de Artes e Esportes Unificados, editais afirmativos em andamento e muitas ações mais. A região é de grande importância no Estado e o trabalho do escritório de Rio Preto pode ser modelo.

O escritório, subordinado à Representação Regional de São Paulo, que fica na capital, vai atuar na articulação com os órgãos públicos e com organizações privadas, além de atender e orientar o público e prestar apoio logístico e operacional aos eventos realizados pelo ministério. Também vai subsidiar a formulação e avaliação de suas políticas.

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp