Dia mundial contra o câncer de próstata


18/11/2014 10:08 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:


O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17/11, é dedicado à conscientização da necessidade do diagnóstico precoce da doença, o que aumenta a chance de cura. Por isso o mês de novembro é recheado de ações em prol da saúde do homem, por meio da campanha Novembro Azul, oficializada no Estado de São Paulo pela Lei 15.430, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB).

Segundo o Ministério da Saúde, 69 mil homens devem sofrer com o câncer de próstata neste ano, no Brasil. O diagnóstico antecipado e o tratamento na fase inicial da doença são essenciais para evitar complicações: 90% dos casos identificados precocemente são curados.

O Novembro Azul conta com o envolvimento de diversos órgãos, públicos, privados e do terceiro setor. "É uma campanha com potencial de salvar vidas, pois orienta as pessoas de que a prevenção é fundamental", avalia Engler.

A melhor maneira de garantir a cura é a prevenção. Segundo a comunidade médica, homens com mais de 50 anos de idade devem fazer avaliações anuais. Aqueles com mais de 40 anos e com algum fator de risco (em especial histórico familiar da doença) também devem fazer o acompanhamento.

rengler@al.sp.gov.br

alesp