1º secretário propõe recursos do Orçamento para Metrô e CPTM


28/11/2014 17:19 | Da Assessoria da 1º Secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), autor de mais de mil emendas ao projeto de Orçamento do Estado de São Paulo para 2015 voltadas a diversas áreas como educação, saúde, esportes, lazer, cultura e infraestrutura urbana, preocupou-se também em destinar recursos para a extensão de linhas do Metrô e da CPTM.

O parlamentar vem há muito atuando na defesa da ampliação do transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo. Um exemplo disso foi a luta vitoriosa para estender a Linha 5 - Lilás do Metrô, que, com recursos do governo federal (PAC) em parceria com o governo estadual e com a prefeitura de São Paulo, chegará ao Jardim Ângela. Dando continuidade a esse trabalho, o deputado, em atuação conjunta com movimentos organizados, obteve do governador o compromisso da construção de linha que ligará a capital a Diadema. Agora, para o Orçamento de 2015, propôs recursos para levar o Metrô do Jabaquara até a Cidade Ademar.

Dentre as conquistas de Enio Tatto para a área está a extensão da Linha 9 - Esmeralda, da CPTM. Depois de conseguir o apoio do governo federal para a construção do trecho entre Jurabatuba e Grajaú, viu a obra foi ser entregue em 2008. Passou então a reivindicar, junto com a população, que a Linha 9 chegasse até o terminal de ônibus do Jardim Varginha. Nova vitória: ainda em 2014 as obras devem estar concluídas. Para 2015, o parlamentar apresentou emenda ao Orçamento para levar a linha até Parelheiros.

"A ampliação das linhas do Metrô e da CPTM, além de ser indispensável para melhorar a mobilidade urbana da Região Metropolitana, beneficiará principalmente a população das regiões mais carentes de transporte público", comentou o deputado Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp