CPI da USP vai apurar violações de direitos humanos


02/12/2014 15:00 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:


Acordo proposto pelo líder da Bancada do PT, deputado João Paulo Rillo, garantiu, no dia 26/11, a instalação da CPI da USP para apurar violações de direitos humanos nas universidades do Estado de São Paulo. Três CPIs que antecederiam a da USP foram retiradas para garantir a instalação imediata da comissão proposta pelo deputado Adriano Diogo (PT). Se seguisse o trâmite normal da Assembleia Legislativa, a comissão poderia ser instalada somente em 2016.

"As denúncias que chegaram à Comissão de Direitos Humanos são muito graves e exigem apuração, o que todos concordaram", comentou Rillo, ao final da reunião do Colégio de Líderes que resultou na instalação da CPI.

Diogo protocolou a CPI no dia 25/11 e havia conseguido recolher 39 assinaturas, sete a mais do que é necessário. A CPI foi motivada principalmente por relatos trazidos por estudantes " em audiência pública feita na Assembleia pela Comissão de Direitos Humanos, no último dia 11/11 " de estupros, racismo, sexismo e trotes violentos ocorridos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

joaopaulorillo@al.sp.gov.br

alesp