Comissão estadual da Verdade apresenta relatório parcial nesta segunda-feira


05/12/2014 16:10 | Da Comissão da Verdade

Compartilhar:


A Comissão estadual da Verdade Rubens Paiva apresentará na próxima segunda-feira, 8/12, às 16h, no auditório Paulo Kobayashi, o relatório parcial de suas atividades, composto pela introdução e pelas recomendações gerais. O relatório completo será entregue em março de 2015, prazo final do órgão especial.

O deputado Adriano Diogo (PT), presidente da comissão, junto à equipe de trabalho, já apresentou resultados parciais de suas pesquisas lançando três publicações: a "Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos" com decisão do caso Gomes Lund e outros vs. Brasil; a denúncia feita por presos políticos em 1975 com nome, sobrenome ou apelido de 233 torturadores intitulada ""Bagulhão": a voz dos presos políticos contra torturadores"; e o livro inédito "Infância Roubada", sobre crianças atingidas pela ditadura, lançado em novembro de 2014.

Segundo Adriano Diogo, a comissão apresentará à sociedade os resultados parciais com a consciência de que o término dos trabalhos das diversas comissões não representa um ponto final para o processo de justiça de transição. "Entendemos que a interpretação dada pelo Supremo Tribunal Federal à Lei da Anistia (Lei 6683 de 28 de agosto de 1979), no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, reforçou as políticas de esquecimento e de impunidade. As recomendações que serão apresentadas voltam-se para a atualidade, para a luta cotidiana pela construção de uma sociedade democrática", afirma o presidente da Comissão estadual da Verdade.

A audiência terá transmissão ao vivo online pelo link:http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (selecionar o auditório Paulo Kobayashi).

alesp