Instalação da CPI da Faculdade de Medicina


09/12/2014 17:55 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:


Os deputados aprovaram, na última semana, que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de violações de direitos humanos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) seja instalada ainda neste ano. Nas três audiências públicas realizadas na Casa e promovidas pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Adriano Diogo (PT), participaram diversas autoridades, estudantes, integrantes de diretórios, professores, promotores e coletivos feministas.

A CPI irá ocorrer após denúncias de estupro, abusos e mortes, que acontecem na recepção de calouros e em festas como o Show Medicina, da FMUSP. No entanto, professores e alunos entendem que os casos na medicina não são os únicos, tendo semelhanças com atos praticados em outras faculdades. Por este motivo, a CPI terá poder de apurar denúncias com mesmo teor que tenham acontecido em qualquer universidade paulista, seja ela pública ou particular.

Para o deputado Marcos Martins, a violência contra a mulher é uma prática deplorável que não pode ser contemporizada ou esquecida. "A estrutura criada ao redor desses mecanismos violentos intimida e, muitas vezes, as vítimas se calam. Tudo isso reflete uma grave deturpação de valores, que chega a criminalizar as próprias vítimas." Martins defende o funcionamento das delegacias de mulheres 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. "Sabemos que outros grupos sofrem todo tipo de violência e, por isso, não podemos nos calar", defende.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp