Funcionamento ininterrupto do SVO em Sorocaba


12/12/2014 10:22 | Da assessoria do deputado Carlos Cezar

Compartilhar:


Líder do PSB na Assembleia Legislativa, Carlos Cezar protocolou, no dia 10/12, uma indicação ao governo do Estado para que preste apoio à prefeitura de Sorocaba, a fim de que o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) preste atendimento todos os dias da semana.

Conforme noticiado constantemente na imprensa, a cidade está sem o serviço nos finais de semana. Com isso, famílias que perdem parentes por razões naturais, não conseguem médicos de plantão para atestar o motivo da morte e liberar os corpos para serem velados.

"É uma afronta! Não bastasse a dor da perda de um parente, a família ainda precisa passar por este constrangimento de esperar até segunda-feira para poder prestar sua última homenagem", relatou o deputado.

O Serviço de Verificação de Óbitos tem como finalidade investigar clinicamente, a partir de exames, a causa da morte dos pacientes internados nas unidades de saúde. Diferente do IML, que funciona para esclarecer morte por causas violentas ou acidentais, o SVO tem a função de pesquisar os motivos do óbito por causas naturais, em consequência de alguma patologia que não pode ser identificada pelos métodos clínicos habituais, ou ainda os motivos do óbito ocorrido igualmente por causas naturais, porém sem assistência médica.

carloscezar@al.sp.gov.br

alesp