Deputada questiona Secretaria de Saúde sobre número de leitos de UTI na Baixada


16/12/2014 13:19 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:


Telma de Souza (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo, apresentou, em15/12, requerimento de informações à Secretaria de Estado da Saúde com o intuito de apurar informações do Ministério da Saúde que apontam déficit de 70 leitos SUS nas cidades da Baixada Santista. Segundo o órgão, a região dispõe de 125 vagas, quando deveria possuir 195. Ocorre que, apesar do alerta, a Secretaria de Estado da Saúde defende que o número é suficiente para atender a demanda da região.

A deputada requereu informações sobre as eventuais distorções nos parâmetros utilizados pela Secretaria de Estado da Saúde para mensurar a necessidade de leitos SUS de UTI conforme as cidades. A parlamentar solicitou dados sobre a dinâmica de criação dessas vagas nos últimos cinco anos. Telma requereu, ainda, informações sobre a existência ou não de políticas de aumento de oferta de leitos de UTI durante a temporada de verão.

Tal política é aplicada de forma análoga pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que reforça o efetivo de policiais durante as férias de verão. "Seria ideal se o governo estadual aplicasse na Saúde o que aplica na Segurança. O raciocínio é o mesmo: a demanda é muito maior e agrava-se na medida em que as rodovias da região ficam repletas de veículos e os riscos de acidentes crescem substancialmente. Sem falar nas ocorrências de assaltos e latrocínios, que também sobem", destacou a deputada.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp