PL sobre busca a pessoas desaparecidas segue para sanção


18/12/2014 20:00 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


Foi publicado, no dia 18/12, no Diário Oficial, o autógrafo do Projeto de lei 246/2014, de autoria do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT). O PL institui a Semana de Mobilização do Estado de São Paulo para Busca e Defesa de Pessoas Desaparecidas, a ser realizada, anualmente, de 25 a 31 de março. O autógrafo é o envio ao Executivo de um projeto aprovado no Legislativo. O governador tem 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A Semana proposta baseia-se nas iniciativas da primeira associação de busca de desaparecidos, a Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida " ABCD, fundada a partir do Movimento Mães da Sé, que surgiu para atuar em busca de soluções para o problema do desaparecimento de crianças.

"Nossa intenção é ampliar o trabalho desenvolvido pelas instituições e entidades, fazendo com que a Semana de 25 a 31 de março seja de mobilização em busca de todos os desaparecidos no Estado. Essas instituições, além de atuarem cotidianamente, procuram soluções para minimizar o problema", comenta Tatto.

Ainda não há no Brasil e em São Paulo dados precisos sobre a quantidade de pessoas desaparecidas anualmente. Apesar disso, avanços estão ocorrendo, como a criação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. Já em São Paulo existe, vinculado à Secretaria da Segurança Pública, o Serviço de Pessoas Desaparecidas.

"Informações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) revelam que, em média, 57 pessoas desaparecem por dia no Estado de São Paulo, o que mostra a gravidade do problema", conclui Tatto.

etatto@al.sp.gov.br

alesp