Opinião: Um grande governo para um grande Estado...


06/01/2015 17:00 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


"São Paulo é a soma e a síntese de todas as origens, de todos os credos, de todos os sonhos, de todos os anseios do país. É um dia auspicioso porque aqui estamos nós, para, nos próximos quatro anos, seguir fazendo o que sabemos fazer de melhor: lutar pelos sonhos de São Paulo." Com essas palavras, num discurso no qual lembrou as conquistas importantes do Estado, como a marca recorde de investimentos, a queda na taxa da mortalidade infantil em 57% e o avanço as áreas de educação e segurança pública, entre outras, o governador Geraldo Alckmin marcou compromissos de um verdadeiro estadista, reiterando os objetivos de sua nova gestão: "Mais do que nunca, a máquina administrativa deste Estado estará mobilizada em favor do desenvolvimento. Mais do que nunca, São Paulo será a porta que nos conduz a um futuro de paz, de prosperidade e de Justiça.Eu lhes prometo dedicação, inovação e entusiasmo. Eu lhes prometo trabalho, trabalho, trabalho. No que depender deste governador, cresceremos mais do que apontam os realistas - porque acredito na força transformadora dos brasileiros que moram em São Paulo".

Alckmin, não tenho a menor dúvida, prenuncia um excelente segundo governo ao escolher para a composição do seu secretariado nomes de real expressão política e partidária, ao lado de competência comprovada, a exemplo do ribeirão-pretano Duarte Nogueira, presidente do PSDB paulista no comando da Secretaria de Logística e Transportes do Estado, uma das mais importantes e sob cuja responsabilidade ficará a ampliação e transformação do "Leite Lopes" em aeroporto internacional de cargas e passageiros.

Além de Nogueira, a região de Ribeirão Preto está contemplada no novo secretariado com a indicação do deputado federal Arnaldo Jardim (da tradicional família Calil, com ramificações em Altinópolis e também naquela cidade) para a pasta da Agricultura. Desse novo secretariado, de nível ministerial, também fazem parte Nelson Baeta, na Habitação; Roberto de Lucena, no Turismo; João Dado, na de Emprego e Relações do Trabalho; Floriano Pesaro, no Desenvolvimento Social; Aloísio de Toledo César, na Justiça e Defesa da Cidadania; Jean Madeira , no Esporte; Benedito Braga, nos Recursos Hídricos; Renato Villela, na Fazenda; Saulo de Castro, no Governo; Márcio França (vice-governador eleito), no Desenvolvimento Econômico; Patrícia Faga Iglecias Lemos, no Meio Ambiente; Alexandre de Moraes, na Segurança Pública; Clodoaldo Pelissioni, em Transportes Metropolitanos; Edson Aparecido, na Casa Civil; Lourival Gomes, na Administração Penitenciária; Cel. PM. José Roberto Rodrigues de Oliveira, na Casa Militar; Marcelo Mattos Araújo, na Cultura; Linamara Rizzo Batistella, na dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Herman Jacobus Cornelis Voorwald, na Educação; João Carlos Meirelles, na de Energia; Marcos Monteiro, no Planejamento e Desenvolvimento Regional; Elival da Silva Ramos, na Procuradoria Geral do Estado; e David Uip, na Saúde.

A equação é simples: grandes secretários + grande líder = um grande governo para São Paulo neste quatriênio iniciado no último dia 1º.

* Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp