Importância do teste do pezinho


19/01/2015 15:45 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM) comentou nesta segunda-feira, 19/1, sobre a importância do Teste do Pezinho que , em 2015, está completando 14 anos. Desde 2001, hospitais e maternidades são obrigados a realizar de forma gratuita o diagnóstico precoce da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito dos recém-nascidos no Estado de São Paulo. "É, sem dúvida, um importante benefício à comunidade", frisou o parlamentar.

A medida, que beneficia média de 600 mil bebês anualmente no Estado, está prevista no Projeto de Lei 10.889/2001, de autoria do parlamentar. Iniciativa que partiu de uma sugestão da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e é considerada uma das mais importantes em sua trajetória política. "Contamos com o apoio de diretores da Apae São Paulo, que, à época, nos orientaram na elaboração do projeto de lei", disse.

Com a realização do procedimento é possível diagnosticar seis diferentes problemas à saúde do bebê. O teste, que detectava inicialmente o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a fenilcetonúria e a doença falciforme, foi ampliado no Estado de São Paulo, em 2013, passando a identificar também a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

"É fundamental priorizar as ações preventivas uma vez que 70% das deficiências poderiam ser evitadas com maior investimento nessa área, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)", finalizou Edmir Chedid.

echedid@al.sp.gov.br

alesp