Deputado destaca importância da economia de água em municípios


20/01/2015 17:40 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM) destacou nesta terça-feira, 20/1, a importância do consumo racional de água para amenizar problemas provocados pela escassez de chuvas no Estado de São Paulo ao defender medidas como o programa de bônus ao consumidor que apresentar maior economia na conta mensal. "Esta é uma medida fundamental para enfrentarmos esse período de seca", disse.

A declaração tem como base balanço divulgado pelo governo do Estado que demonstra que municípios da Região Bragantina e da Grande São Paulo apresentaram aumento na adesão ao programa implantado em 2014 para estimular o consumo racional de água. O aumento foi registrado no primeiro mês das novas faixas de bônus, anunciadas em novembro.

De novembro a dezembro, o percentual de adesão subiu de 78% para 79%, resultando em economia de 4.800 litros por segundo, volume suficiente para abastecer 1,4 milhão de pessoas. Em novembro foram economizados 4.100 litros/segundo.

Embora, o levantamento aponte que o percentual de consumidores com bônus de 30% na conta manteve-se em 53%, em novembro e dezembro, a nova faixa de bônus permitiu que parte da população que já economizava, sem atingir a meta, conseguisse o desconto em dezembro.

Na Região Bragantina, o benefício vale para municípios atendidos pela Sabesp: Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem, além de Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Paulínia, Hortolândia e Morungaba, na região de Campinas.

echedid@al.sp.gov.br

alesp