Opinião - Mauro Amaro: colaborador, parceiro e amigo


24/02/2015 11:35 | Gilmaci Santos*

Compartilhar:


Já usei esse espaço para homenagear diversas personalidades que marcaram a nossa história, homenageei amigos, líderes e políticos. Mas agora vou homenagear um amigo muito especial que perdi na manhã de ontem, 23/2, uma personalidade que marcou a história de centenas de pessoas, não apenas um amigo, ele era também companheiro e parceiro. Tive a honra de ter Mauro Amaro de Oliveira como integrante de meu quadro de funcionários aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Amigo há mais de 20 anos e chefe de gabinete há oito, Mauro era uma pessoa única, alegre, vivaz e que arrancava sorrisos por onde passava. Além de ser um dos funcionários mais antigos do gabinete, Mauro era também o agregador, sempre extrovertido e brincalhão. Por aqui até criamos um jargão para falar nele, toda vez que, na correria do dia-a-dia, os funcionários do gabinete se esqueciam de algo, eu dizia: chama o Mauro pra mim! A brincadeira na verdade evocava a eficiência e animação do nosso chefe de gabinete.

Nos últimos meses Mauro Amaro lutava bravamente contra uma doença que tem ceifado milhares de vidas em nosso país: o câncer. Muita gente nem sabia de sua luta, tamanha a sua fé e positividade, mas nós sentimos muito a sua falta nesse período. O gabinete não tem sido mais o mesmo sem a sua presença e vontade de viver. Este grande homem era um tremendo comunicador, mas não apenas na formação, ele se comunicava como ninguém, nos corredores da Assembleia todos o conheciam.

Seu companheirismo e amizade vão ficar e me fazem lembrar a famosa música de Milton Nascimento, a Canção da América: "Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância, digam não". Realmente, as lembranças desse grande amigo se manterão vivas nas nossas memórias, pois é grande o impacto de sua presença em todos nós.

Mauro não era apenas um excelente amigo, pai e funcionário, era também uma pessoa extraordinária, um ser humano de uma essência encantadora. Na sua vida pessoal se gabava de ter os melhores filhos que alguém poderia ter, Mauro foi cedo, tinha apenas 46 anos, mas viveu muito, conheceu muitas pessoas, trabalhou em diversas cidades e pode ver seus filhos crescerem, Mauro Vinícius e João Oliveira sempre foram o orgulho de "Mauro pai".

Nas festas da Associação dos Funcionários da Assembleia, ele era um dos mais animados, disposto a dançar até mesmo com os mais idosos, afinal, Mauro tinha uma vivacidade única. Mesmo em meio a tanta dor é difícil não lembrar os momentos felizes e engraçados que passamos juntos, pois foram muitos. Nas viagens que a equipe fazia por todo o Estado e nos eventos que participávamos era impossível não rir com suas brincadeiras, aliás, ninguém conseguia ficar triste ao lado dele.

O período que ele esteve conosco foi de grande valia, pois aprendemos muito com a sua maneira alegre de encarar a vida. Mauro se foi, mas fica aqui conosco uma saudade sem tamanho e as lembranças de um homem que trabalhou e lutou, mas sempre com um sorriso largo na cara. Temos certeza que agora ele está em um lugar muito melhor, em meio à paz que merece, pois Deus levou esse ser incrível para junto Dele. Mauro Oliveira se foi, mas a sua luz e alegria iluminaram os caminhos de muitas pessoas. Que Deus console aqueles que sofrem pela ausência que ninguém poderá preencher. Adeus amigo!

*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e líder da bancada na Assembleia.

alesp