Projeto incentiva o uso compartilhado do automóvel


24/02/2015 11:40 | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:


Depois de aprovado por todas as comissões técnicas da Assembleia Legislativa, um projeto de Edson Giriboni (PV) está pronto para ordem do dia, o que significa que está para ser colocado em votação. É o "Carona Verde", projeto de lei que prevê a isenção do pagamento das tarifas de pedágios, nas praças que serão instaladas, para os veículos de passeio utilizados por três ou mais pessoas. Se aprovado pelo plenário, o projeto será encaminhado para sanção do governador.

"A questão da mobilidade é um assunto que atinge a todos, não somente a população das grandes cidades. O objetivo do Carona Verde, ao incentivar o uso compartilhado dos veículos, é melhorar o trânsito e, consequentemente, a emissão de poluentes. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da diminuição do número de veículos que trafegam por nossas rodovias e vias públicas", diz o deputado. Para Giriboni, oferecer passagem livre no pedágio é uma contrapartida justa e muito eficaz de aumentar significativamente a adesão ao programa.

Leis de incentivo a caronas já existem em vários países, como Estados Unidos e Canadá, onde há faixas exclusivas para veículos que transportam mais de três pessoas. No Brasil, a ideia está ganhando força. Salvador foi a primeira cidade a incentivar a carona oficialmente, lá foi criada uma faixa para carros com mais de uma pessoa. Também já existem sites que auxiliam na busca por caronas.

egiriboni@al.sp.gov.br

alesp