Unidade da Fatec para Francisco Morato


27/02/2015 18:43 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), encaminhou ao governo do Estado pedido de implantação de Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Francisco Morato. De acordo com ele, o município tem cerca de 167 mil habitantes. "Segundo dados do IBGE, de 2012, aproximadamente 37 mil pessoas de Francisco Morato frequentam escola, seja no ensino fundamental ou no médio. O município não possui faculdades ou universidades públicas", justifica.

"A implantação de uma Fatec em Francisco Morato contribuiria para o desenvolvimento e a formação de jovens com acesso limitado ao ensino superior, bem como sua gratuidade. Uma unidade de faculdade tecnológica dessa magnitude favoreceria a população do município e da região com ensino de qualidade da Fatec", comenta.

Tatto lembra que o município apresentou, principalmente entre 1970 e 1990, uma taxa de crescimento demográfico anual próximo de 10%. Após esse período, o crescimento diminuiu, ficando próximo de 5% ao ano, de modo geral índices de crescimento populacional superiores ao da Região Metropolitana de São Paulo.

"Além disso, na cidade há baixo registro de empregabilidade. Parte considerável da população economicamente ativa se desloca para outras cidades, principalmente para a capital, para trabalhar ou estudar. A Fatec seria importante para formar mão de obra local e evitar o deslocamento para outras cidades", concluiu Enio Tatto.

etatto@al.sp.gov.br

alesp