Opinião: A luta continua


11/03/2015 19:39 | Luiz Cláudio Marcolino*

Compartilhar:


Caros colegas, apoiadores e funcionários, é com a convicção do dever cumprido que ora encerramos nossos trabalhos nesta importante Casa legislativa. Foram quatro anos de muita dedicação, trabalho e aprendizado.

Como vice-presidente da Comissão de Orçamento até 2012, e depois como líder da bancada petista, em 2013, trabalhamos pela democratização e transparência na aplicação dos recursos públicos no Estado. Defendemos o direito de as pessoas não só participarem dos debates sobre o orçamento anual, mas também de saber como e onde os recursos serão aplicados.

Atuamos em defesa do microcrédito como política pública de inclusão do pequeno e microempreendedor, como membro da frente parlamentar que discute o tema na Casa, e assumimos a relatoria da CPI que investigou os juros do varejo no Estado. Integramos também a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, quando investigamos denúncias de venda de emendas parlamentares por membros da base governista.

Realizamos audiências públicas nas quais discutimos temas como transporte público 24 horas (metrô e trem) e expansão da malha metro-ferroviária; investimentos públicos e perspectivas em moradia popular no Estado; contra a terceirização e precarização do trabalho; maioridade penal e internação compulsória; e participação dos idosos na sociedade, a partir da proposta de nossa autoria da criação da Secretaria Estadual do Idoso.

Realizamos seminário sobre as diversidades e desigualdades étnico-raciais ao propor, através do PL 321/2012, cotas nas universidades públicas paulistas e Fatecs para alunos oriundos da rede pública de ensino, afrodescendentes, indígenas e de pessoas com deficiência.

Denunciamos o fechamento de delegacias em cidades do interior como Roseira e Moreira César; cobrarmos a reabertura e funcionamento do Hospital Sorocabana, na zona oeste da Capital, e implantação de mais Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas Saúde (UBS).

Rediscutimos o traçado dos trechos norte e leste do Rodoanel, sem prejuízos à população atingida; reivindicamos ao governo paulista incentivo ao projeto Minha Casa Minha Vida e marcamos presença junto aos trabalhadores e movimentos sociais em todo o Estado.

Também em 2013, defendemos a greve dos servidores públicos da saúde, da educação e de outras categorias, como os bancários, além de apoiarmos os servidores do Tribunal de Justiça do Trabalho na luta por um plano de carreira equitativo. E em parceria com os movimentos sociais, nos posicionamos radicalmente contra a privatização dos parques estaduais, como o Pico do Jaraguá e a Serra da Cantareira, e de outros bens públicos do Estado, como o Centro Paula Souza e o Ginásio do Ibirapuera.

Denunciamos os escândalos envolvendo o governo estadual nos casos conhecidos como Máfia do Asfalto e Cartel do Metrô, para os quais entramos com pedido de CPI, e solicitamos afastamentos dos agentes públicos citados nas denúncias. Integramos ainda a Comissão de Representação da Assembleia que discutiu em Brasília o Projeto de Resolução 1/2013 que visa à unificação da alíquota do ICMS.

Na verdade, estamos apenas encerrando um ciclo e dando início a outro. Não mais como parlamentar, cargo que nos fora confiado por milhares de eleitores do Estado, e que muito nos orgulha de ter exercido, mas em outra importante empreitada e com o mesmo afinco.

Estejam certo de que vamos continuar trabalhando por mais transparência, participação popular, justiça e inclusão social. Um grande e fraternal abraço a todos. A luta continua.

*Luiz Claudio Marcolino é deputado estadual pelo PT.

alesp