Da Tribuna


16/03/2015 19:19 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Saúda os novos deputados. Cumprimenta os parlamentares que compõem a Mesa diretora da Alesp, eleita para o próximo biênio. Tece comentários acerca de visita à escola estadual na Vila Medeiros, na capital paulista. Cita demandas estruturais apresentadas pela diretora da escola, dentre elas, a necessidade de reforma no telhado, com vazamentos há seis anos. Mostra fotos do local. Exige providências por parte da FDE.

MAURO BRAGATO - Parabeniza a nova Mesa diretora, a quem deseja profícua gestão. Faz reflexão sobre sua trajetória política. Diz que este é o seu 9º mandato como deputado estadual. Lembra fatos sociais conflituosos à época de sua primeira posse, em 1979. Cita os desafios da atualidade, com ênfase para a necessidade de aproximar a população do Poder Legislativo. Opina que o modelo político até hoje praticado, a seu ver, esgotara-se. Lamenta a ausência da grande mídia à cerimônia de posse dos deputados, no dia de ontem. Declara apoio ao novo presidente da Casa, deputado Fernando Capez.

WELSON GASPARINI - Defende a criação da região metropolitana de Ribeirão Preto. Discorre sobre o tema. Enaltece a atuação do governador Geraldo Alckmin em favor da região. Pede pela transformação do Aeroporto de Ribeirão Preto para a categoria de internacional. Manifesta apoio pelas escolas de tempo integral e pela valorização do Magistério. Defende a expansão de programa de tratamento de estações de água e de esgoto.

CORONEL CAMILO - Saúda deputados, amigos, eleitores e familiares. Destaca que atuará em prol da Segurança Pública, em parceria com o deputado Coronel Telhada. Mostra foto de manifestação popular ocorrida ontem, em São Paulo. Tece elogios ao trabalho realizado pela Polícia Militar durante o evento. Convida a população a participar, com sugestões a seu mandato, no intuito de se promover melhorias sociais. Lamenta a morte do policial Raphael Camilo Passos, hoje de manhã, vítima de latrocínio.

RAUL MARCELO - Faz agradecimentos a seus eleitores. Cita pensadores brasileiros, como o professor Caio Prado Júnior e Celso Furtado. Fala contra o lobismo de empreiteiras. Repudia a República Velha. Tece críticas a diversos políticos, entre eles, à presidente Dilma Rousseff. Defende investigação da Sabesp e da CPTM. Combate o desemprego, a alta tributação e o arrocho salarial a servidores públicos.

ORLANDO BOLÇONE - Cumprimenta os novos colegas parlamentares. Fala de sua expectativa, no sentido da contribuição que esta legislatura pode dar para solucionar os problemas atuais do Brasil. Saúda o presidente Fernando Capez. Discorre sobre as manifestações populares, ocorridas em diversos estados brasileiros, no dia de ontem. Chama a atenção para a necessidade de uma reforma política. Lembra a importância de mudanças realizadas pelos ex-presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

TEONILIO BARBA - Faz agradecimentos pelos votos recebidos. Considera a falta de reconhecimento popular por este Parlamento. Diz que esta Casa tem um papel fundamental a ser cumprido, com protagonismo e autonomia. Lembra, com pesar, a época da Ditadura Militar. Pede pela defesa da democracia. Comenta as manifestações populares, ontem, na avenida Paulista, em São Paulo. Tece elogios à atuação da Polícia Militar. Solidariza-se com os trabalhadores da Educação.



JOOJI HATO - Convoca uma sessão solene para o dia 23/3/2015, às 10 horas, com a finalidade de prestar homenagem à Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e à Associação Comercial de São Paulo (ACSP), bem como dar posse aos membros de suas diretorias e conselhos, por determinação do presidente Fernando Capez.



Coronel TELHADA - Saúda seus pares, bem como amigos e familiares que o prestigiaram em ocasião de sua posse. Lamenta que já tenha sido alvo de preconceito por parte de um deputado desta Casa. Cita fala do parlamentar à reportagem. Repudia que tenha sido chamado de integrante da "bancada fundamentalista". Comenta protestos ocorridos em toda a Nação, no último domingo. Tece críticas às declarações de ministros. Elogia a postura da Polícia Militar durante os eventos.

JOSÉ AMÉRICO - Tece considerações sobre as manifestações de 15/3, de insatisfação da população quanto à gestão da presidente Dilma Rousseff, especialmente, sobre o ajuste econômico. Informa que devem ocorrer conversações com os setores sociais, estudantis e de moradia popular. Afirma que há falta de comunicação política por parte da gestão federal. Faz reparos à fala do deputado Coronel Telhada sobre a atuação da Polícia Militar. Considera que o comando foi partidarizado, especialmente, quanto à contagem dos manifestantes, em paralelo com a "Folha de S. Paulo". Informa que deve apresentar representação sobre o assunto.

CARLOS GIANNAZI - Rebate argumentos do deputado Coronel Telhada sobre entrevista televisiva dada por este orador. Afirma que a base governista aumentou nesta legislatura. Recorda a dificuldade de atuação parlamentar na legislatura passada. Combate atitudes de deputados oriundos da Polícia. Recorda a sua atuação como vereador paulistano e os embates da ocasião. Questiona posições de deputados evangélicos. Cita matéria da "Folha de S. Paulo", de 15/3, sobre os deputados policiaIs.

Coronel TELHADA - Rebate argumentos do deputado Carlos Giannazi, especialmente, quanto aos chamados radicais, fundamentalistas e homofóbicos. Afirma que há preconceito contra políticos de origem militar.

CORONEL CAMILO - Afirma que o tempo deve fortalecer as ligações do deputado Carlos Giannazi com os deputados policiais. Recorda a sua atuação como comandante da Polícia Militar, especialmente, quanto à Parada Gay.

CARLOS GIANNAZI - Presta esclarecimentos ao deputado Coronel Telhada, particularmente, quanto a projetos sobre a diversidade sexual. Elogia a deputada Clélia Gomes, que é mãe-de-santo. Recorda a defesa da deputada Leci Brandão quanto ao candomblé.

alesp