Carreta da Mamografia para Osasco, Carapicuíba, Avaré e Bebedouro


20/03/2015 11:25 | Da assessoria do deputado Celso Giglio

Compartilhar:


Celso Giglio (PSDB) solicitou ao secretário estadual de Saúde, David Uip o envio da Carreta da Mamografia aos municípios de Osasco, Carapicuíba, Avaré e Bebedouro.

Através do Programa Mulheres de Peito, o governo paulista está atendendo mulheres em todo o Estado com a realização de mamografias, exame vital para o rastreamento e prevenção do câncer de mama.

"Trata-se de uma ação que está sendo amplamente elogiada pela população, que proporciona exame e diagnóstico gratuito à mulher sem ter que ir a laboratórios e hospitais. Com o meu pedido quero que esse atendimento alcance mulheres dessas cidades e região", disse o deputado.

Na Carreta da mamografia são realizados exames gratuitos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos sem pedido médico, por ser, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a faixa etária com mais incidência de câncer de mama. Outras faixas etárias são atendidas com a apresentação de pedido médico.

Segundo a Secretaria da Saúde, hoje são 4 unidades equipadas com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Uma equipe completa fica à disposição para a realização do procedimento. O resultado do exame sai em até 48 horas e se necessário, a mulher realiza ultrassom de mamas e biópsia na própria carreta e, em caso de constatação de câncer, a mulher será encaminhada para o devido tratamento.

cgiglio@al.sp.gov.br

alesp