Opinião - A corrupção fede...


23/03/2015 16:40 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


O papa Francisco está sempre surpreendendo agradavelmente seus admiradores pelas colocações sempre oportunas que faz em relação aos problemas do atualidade: ele não se omite e nem deixa de colocar o dedo nas feridas da humanidade. Ainda no último sábado, 21/3, visitando a cidade de Nápoles, onde foi calorosamente recebido pelos milhares de fiéis que foram ao seu encontro, fez um candente pronunciamento contra a corrupção e a favor da honestidade.

"Vós pertenceis a um povo com uma longa história atravessada por vicissitudes complexas e dramáticas; a vida de Nápoles nunca foi fácil mas também nunca foi triste - tem prevalecido uma cultura da vida que ajuda sempre a levantar-se depois de cada queda e a fazer de modo que o mal nunca tenha a última palavra. Sabemos que quem voluntariamente pega a estrada do mal ganha um pouco de alguma coisa, mas rouba esperança a si mesmo, aos outros, à sociedade. A estrada do mal é uma estrada que sempre rouba a esperança e também a rouba à gente honesta e trabalhadora, e também ao bom nome da cidade, à sua economia", disse o papa.

Em resposta a uma senhora que falou em nome dos imigrantes e dos sem-teto pedindo-lhe uma palavra a respeito, o papa reiterou não vê-los como o homens de segunda classe: "Nós devemos fazer sentir aos nossos irmãos e irmãs migrantes que são cidadãos, que são como nós, filhos de Deus, que são migrantes como nós, porque somos todos migrantes para uma outra pátria. E ninguém se perca pelo caminho! E não se pode dizer: "Mas os migrantes são assim " nós somos ...". Não! Somos todos migrantes, todos estamos em caminho, todos"

Outra intervenção foi feita por trabalhador tocando no problema da falta de emprego para os jovens, dando ao papa a oportunidade de sublinhar a gravidade deste problema que tira qualquer possibilidade de um futuro digno. Para ele, o problema do desemprego é responsabilidade não apenas da cidade, mas também do país e do mundo inteiro diante de um sistema econômico que descarta as pessoas, sobretudo as mais jovens.

"Quando não se ganha o pão, perde-se a dignidade! E esta falta de emprego rouba-nos a dignidade. Devemos lutar contra isso, devemos defender a nossa dignidade como cidadãos, como homens, mulheres e jovens" Não devemos permanecer calados", afirmou.

Falou ainda contra a exploração das pessoas no trabalho, quando se exigem muitas horas de trabalho em troca de pagas insignificantes. "Isso se chama escravidão, isso se chama exploração, isso não é humano, isso não é cristão; se alguém faz isso e se diz cristão é um mentiroso, não é verdade, não é cristão".

E também fez um emocionado apelo aos napolitanos - uma cidade portuária situada ao sul de Roma e uma das mais violentas da Itália - para lutarem contra a corrupção "ainda é possível regressar a uma vida honesta"

Enfatizou: "Como um animal morto cheira mal, a corrupção também cheira mal, a sociedade corrompida cheira mal, e um cristão que deixa entrar a corrupção dentro de si cheira mal. Todos nós temos a possibilidade de ser corrompidos e de resvalar para a delinquência."

Concordo com o papa: a corrupção, efetivamente, fede e seu fedor contamina todos ao seu redor....

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp