Catanduva pode ter prioridade para vacinação contra a dengue


26/03/2015 10:08 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:


Beth Sahão (PT) encaminhou na tarde de terça-feira, 25/3, ofício ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, solicitando que Catanduva seja incluída na relação de cidades prioritárias para receberem a vacinação contra a dengue.

Segundo informações divulgadas pela imprensa nesta semana, o Ministério da Saúde está realizando um estudo técnico, a fim de definir as áreas prioritárias para o envio da vacina, que está em fase final de desenvolvimento. Beth acredita que Catanduva tem condições de ser incluída na lista, tendo em vista que o município representa um dos principais polos de transmissão da dengue no Estado.

"Nos últimos meses, nossa cidade tem acompanhado, estarrecida, o avanço dessa terrível epidemia, que é a maior de todos os tempos. São dezenas de milhares de casos e inúmeros mortos. Acredito que a situação requer medidas efetivas, que possam evitar o avanço da doença", afirma Beth.

Nas próximas semanas, a deputada pretende conversar pessoalmente com o ministro, no intuito de reforçar o pedido de ajuda para Catanduva. De acordo com o noticiado pela imprensa, a definição sobre as cidades em que a vacina será inicialmente introduzida ocorrerá em junho deste ano.

A substância que hoje está em estágio mais avançado de testes é produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur. A vacina já estaria pronta, mas ainda aguarda liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que ela seja lançada até o fim deste ano ou o começo de 2016.

bethsahao@al.sp.gov.br

alesp