Opinião: Trabalhadores da Saúde perdem um grande líder


26/03/2015 16:00 | * Rafael Silva

Compartilhar:


No último dia 22/3 fui surpreendido com a notícia do falecimento de Pedro Alberto Tolentino. Ele era integrante da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde na região de Campinas. Foi um dos responsáveis por escrever a Norma Regulamentadora 32 (NR 32).

A cidade de Garça - sua cidade natal -, a região de Marília, o Estado de São Paulo e o Brasil ficaram órfãos de um grande guerreiro.

A participação dele na criação do dia 12/5 como o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, conforme prevê a Lei 1.052/2003, foi fundamental.

Traduzir a vida desse homem é muito simples: um lutador incansável. Podem existir muitas pessoas que trabalham para o bem estar do próximo, mas igual a ele é difícil encontrar. Quer seja nos bastidores, quer seja na linha de frente, Pedro encarou os maiores obstáculos que se pode imaginar.

Os trabalhadores da saúde, principalmente, tinham um representante nato, que por muitas vezes lutou incansavelmente por essa categoria. Ninguém tinha, como Pedro Tolentino, a habilidade para driblar as dificuldades com tanto maestria.

Pedro demonstrou que acreditar na verdade e no trabalho é o caminho correto do homem público. Posso afirmar que as conquistas durante toda a sua vida não foram por sorte, mas em função de muito trabalho. Ele venceu muitas barreiras. Nunca, nada e ninguém o impediram de continuar em frente.

É um momento de muita tristeza para todos nós, mas, acima de tudo, temos que confortar a família que terá que conviver com essa ausência. Desejo continuar buscando aquilo que o Pedro Tolentino sempre quis.

Descanse em paz guerreiro. Muito obrigado, amigo Pedro Tolentino, por tudo o que fez pelo Brasil.

*Rafael Silva é deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

alesp