Da Tribuna


26/03/2015 18:18 | Da Redação

Compartilhar:


ORLANDO BOLÇONE - Menciona sua participação no dia 24/3, em evento no Palácio dos Bandeirantes sobre o sistema paulista de Ciência, Tecnologia e Inovação. Informa que o governador Geraldo Alckmin assinou decreto que beneficia o setor de biotecnologia farmacêutica no estado de São Paulo, com a construção de uma fábrica da Bionovis em Valinhos. Diz que serão reunidos os quatro maiores laboratórios brasileiros para produzir, pela primeira vez, medicamentos de alta complexidade e alto custo, hoje fornecidos por multinacionais ao SUS. Cita que hoje são seis parques tecnológicos credenciados. Agradece o governador Geraldo Alckmin.

*Pronunciamento realizado em 25/3/2015.

LECI BRANDÃO - Discorre sobre a greve de professores da rede pública estadual que, adita, completa duas semanas de paralisação amanhã. Manifesta apoio às reivindicações da categoria, entre elas, o aumento de salários e a contra a superlotação de salas de aula. Tece críticas à grande mídia, que não teria noticiado recente protesto de professores. Fala contra o fechamento de oficinas culturais. Defende o aumento de recursos financeiros para o setor.

WELSON GASPARINI - Informa e comenta assalto sofrido por esposa de servidor desta Casa, no dia de hoje. Faz reflexão sobre a violência. Repudia a superlotação carcerária. Defende a conscientização de jovens acerca do respeito ao próximo, com base em ensinamentos éticos, morais e espirituais.

CARLOS GIANNAZI - Fala sobre visita realizada ontem, 25/3, à Escola Estadual Professor Alberto Conte, na região de Santo Amaro, na capital. Avalia que o local está sucateado. Destaca que, desde 2013, o teatro da escola está desativado, aguardando por reformas. Elenca outras áreas da escola que precisam de melhorias. Apela por providências imediatas.

ORLANDO BOLÇONE - Saúda alunos presentes nas galerias. Discorre sobre o tema gestão pública. Destaca os desafios pelos quais passa o Brasil, em decorrência, a seu ver, da má gestão pública em todas as esferas. Fala de encontro com o ex-deputado, e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo, para falar sobre o Índice de Efetividade de Gestão, criado com o intuito de melhorar os resultados das gestões municipais. Cita dados de indicadores que medem setores sociais, como Saúde e Educação.

GIL LANCASTER - Faz agradecimentos gerais aos que colaboraram para sua eleição. Destaca seu compromisso para com a população paulista. Cita frase de filósofo francês Blaise Pascal. Lembra sua trajetória na Polícia Militar, época em que atuou na Rota. Enfatiza que defenderá a discriminação contra os nordestinos. Saúda os municípios de Barueri e de Carapicuíba, que comemoram aniversário.

CORONEL CAMILO - Agradece ao deputado Gil Lancaster, cujo apoio, adita, será de extrema importância na defesa da Segurança Pública. Lamenta a morte de policial, executado a tiros, nesta manhã. Cita dados da rotina policial, em São Paulo. Diz que, por dia, são feitas 94 mil intervenções em todo o Estado. Acrescenta que são realizadas, em média, 41 mil abordagens e apreendidos 200 quilos de drogas diariamente. Explica que atualmente as agressões a policias têm ocorrido com armamentos mais pesados. Conclui que um policial corre seis vezes mais riscos de morte do que um cidadão comum.

CORONEL TELHADA - Lê matéria jornalística intitulada Câmara aprova projeto que transforma morte de policial em crime hediondo. Informa que a propositura aguarda aprovação do Senado. Manifesta apoio ao discurso do deputado Carlos Giannazi acerca da Educação. Comenta o nascimento de uma criança, ontem, 25/3, em Mogi das Cruzes, cujo parto da mãe foi realizado por um sargento da Polícia Militar. Elogia a ação rápida da polícia, que, a seu ver, salvou a vida de mãe e filho. Lamenta o assassinato de um policial aposentado, nesta manhã, no bairro do Capão Redondo, na capital.

ANALICE FERNANDES - Saúda o deputado Átila Jacomussi, representante de Mauá. Relata visita a Embu Guaçu, no dia de hoje, para fazer a entrega de uma ambulância. Destaca o crescimento do turismo ecológico naquele município. Relata problemas pelos quais passa a cidade, principalmente na área da Saúde. Comenta que a Saúde Pública de Taboão da Serra enfrenta dificuldades financeiras. Parabeniza a prefeitura de Embu Guaçu, a cujo prefeito tece elogios. Defende a atualização da tabela SUS.

JOOJI HATO - Menciona Lei Seca, de sua autoria, aprovada quando era vereador paulistano. Lembra que sofreu oposição da mídia e de grandes empresas como a Ambev. Afirma que o seu objetivo com a lei foi o de salvar vidas. Informa que a mesma foi aprovada na gestão do prefeito Pitta e regulamentada pela prefeita Marta Suplicy. Ressalta as dificuldades enfrentadas pelos legisladores na aprovação de leis. Agradece o deputado federal Arnaldo Faria de Sá pelo apoio na execução da lei. Relata episódio de jovens assassinados por ocupante de garupa de moto na zona norte de São Paulo. Diz que tem um sonho de implantar a tolerância zero em São Paulo.

DELEGADO OLIM - Lê manchete no jornal O Estado de S. Paulo sobre a queda no número de crimes e o aumento de homicídios na cidade de São Paulo. Diz ser a vida o maior patrimônio do cidadão, devendo ser a prioridade do Estado. Informa que o índice de homicídio por habitante da capital paulista é o menor das capitais brasileiras. Ressalta que com a atividade policial mais intensa, há um aumento do número de embates, com maior número de ocorrências. Afirma que somente policiais satisfeitos e bem pagos podem fazer estes índices diminuírem. Destaca que sempre pedirá melhores condições para os policiais, que têm hoje os salários mais baixos do País. Solicita que seja prestado um minuto de silêncio em memória de policial militar executado.

ALENCAR SANTANA BRAGA - Menciona pesquisa do IBGE, divulgada na mídia, sobre o deslocamento de pessoas entre as cidades para estudar ou trabalhar. Informa que o maior deslocamento ocorre entre as cidades de Guarulhos e São Paulo. Afirma que, desde 2011, destaca a necessidade da ligação metro-ferroviária entre as duas maiores cidades do Estado de São Paulo. Relata que somente o aeroporto internacional de Guarulhos tem movimento diário de mais de 150 mil pessoas. Diz ser esta necessidade reconhecida pelo PSDB, que governa o Estado há mais de 20 anos. Esclarece que a licitação e o início das obras não podem ser adiados. Cita o movimento ocorrido em 2013 exigindo metrô para a cidade de Guarulhos, sendo o recurso necessário conseguido junto a presidente Dilma Rousseff. Pede que o governador Alckmin analise a situação com mais atenção.

CARLOS GIANNAZI - Pelo art. 82, menciona o editorial da Folha de S. Paulo que critica a greve dos professores. Informa que até o momento a Secretaria de Educação não negociou com a categoria, em greve há duas semanas. Diz ser o salário desta categoria um dos mais baixos do Brasil. Apela aos deputados para que intercedam junto ao governador para que a categoria seja recebida e se iniciem as negociações. Cita decisão do STF, ontem, obrigando os Estados e municípios a pagarem os precatórios no prazo de cinco anos. Menciona Frente Parlamentar, criada no ano passado, para discutir o assunto. Informa os valores das dívidas dos precatórios alimentares que devem ser pagos aos servidores públicos. Afirma que a decisão obriga o Estado de São Paulo a criar um cronograma de pagamento dos precatórios. Parabeniza o STF pela decisão. Ressalta que fará a cobrança deste cronograma do governo estadual.

alesp