Opinião: Respeito é para ser conquistado


30/03/2015 14:48 | Welson Gasparini*

Compartilhar:


Vivemos uma grave crise em nosso país e, lamentavelmente, pessoas com possibilidades de modificar o quadro nacional não estão correspondendo à expectativa daqueles que querem um Brasil sério, justo e progressista.

Tomei conhecimento de uma pesquisa na qual jovens de 18 a 25 anos responderam a uma pergunta: como observavam a política atual, como viam os políticos? E deram uma inquietadora resposta: a grande maioria associa, à palavra política, raiva, ódio, nojo e vergonha. Perguntados ainda se poderiam, um dia, vir a serem candidatos a algum cargo eletivo, responderam: nunca.

Esta é a triste realidade: se perguntarmos, na rua, o que o povo pensa dos políticos, vão responder isso. Não são só os jovens de 18 a 25 anos, mas a maioria da população associa as palavras raiva, ódio, nojo, vergonha à palavra políticos.

Defendo a necessidade de uma grande reação. Se não houver, o Brasil, já numa situação lastimável, vai ficar ainda pior, porque está nas mãos de quem pode fazer as leis ,promovendo a organização social em nosso país, modificar esta situação e colocar os bandidos nas cadeias; não somente, claro, os ladrões de galinhas mas, principalmente, os que estão roubando bilhões de reais, desviando-os da Educação ou da Saúde para os seus bolsos..

Nós, como deputados estaduais, somos políticos. Não basta, entretanto, apenas fazer críticas, mas sim ter um comportamento correto, fazer leis realmente funcionais, estar presente em todos os procedimentos legislativos desta Casa. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo é a maior e mais importante casa legislativa dos estados brasileiros. Podemos dar exemplos de conduta e estimularmos, igualmente, os prefeitos e vereadores a agirem corretamente. Respeito é algo que precisa ser conquistado o tempo todo. Temos, na Alesp, cerca de mil vetos para serem apreciados pelos deputados; se alguém apresenta um projeto de lei, até tramitar pelas comissões, até vir para discussão em plenário, já acabou o seu mandato.

Então, vamos reagir. É essa a convocação, o apelo, que eu fiz, da tribuna, aos colegas deputados no início de uma nova legislatura, de um novo mandato: vamos ser diferentes na nossa ação e no nosso trabalho: vamos demonstrar estarmos na política não por interesse econômico ou pessoal mas, sim, por ideais, valores de vida, valores morais, valores éticos, valores espirituais.

Vamos agir para conquistar o respeito dos nossos eleitores e do povo de São Paulo levando-os a terem " ao contrário de ódio, raiva ou nojo " orgulho e respeito para com os seus representantes, vendo-os como pessoas que se esforçam e se sacrificam para defender ideais e ajudar a construir um Brasil melhor a cada dia.

Respeito, aliás, não é água da chuva, que cai do céu; é, sim, uma conquista quotidiana junto aos nossos amigos, nossos familiares, nossos colegas de trabalho, nossos vizinhos, nossos parceiros. Para sermos respeitados precisamos, em primeiro lugar, respeitar quem confia na gente e agir, sempre, no sentido de fazer por merecer esse respeito.

*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp