Financiamento de projetos de captação de água de chuva


30/03/2015 18:04 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:


A Secretaria do Meio Ambiente confirmou que receberá até 26/4 candidaturas de municípios interessados em receber apoio financeiro para executar sistemas de captação de água de chuva e de reuso em equipamentos públicos. A iniciativa, que recebeu apoio de Edmir Chedid (DEM), integra o Programa de Fomento ao Uso Racional das Águas.

Os municípios deverão realizar as inscrições para seus equipamentos públicos. Entram nesta lista creches e escolas, bem como hospitais, postos e unidades de saúde, além de outros órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, empreendimentos habitacionais de interesse social, destinados a famílias com renda igual ou inferior a seis salários mínimos.

"O programa atenderá inicialmente projetos cujos municípios tenham até 50 mil habitantes e estejam na abrangência das bacias hidrográficas Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, regiões consideradas prioritárias para o enfrentamento da atual escassez hídrica. Esta, aliás, foi uma das preocupações que demonstramos na Alesp", comentou Edmir Chedid.

O deptuado afirmou ainda que os projetos escolhidos serão custeados com recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), mediante concessão de financiamento não reembolsável. Para esta fase inicial, o fundo dispõe de R$ 8,7 milhões. "São recursos importantes que poderão apresentar bons resultados aos municípios", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp