Da Tribuna


06/04/2015 19:36 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


LECI BRANDÃO - Recorda que manifestara, pelas redes sociais, sentimentos pela morte trágica, no dia 02/04, de Thomaz Alckmin, filho do governador Geraldo Alckmin e da primeira-dama Lu Alckmin, vítima de acidente de helicóptero. Externa sentimentos, também, pelas demais vítimas do acidente. Repudia a morte do garoto Eduardo, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Reproduz declarações da mãe da vítima, Sra. Terezinha, que teria sido ameaçada por policiais. Apresenta solidariedade aos familiares e amigos do garoto Eduardo. Relata o episódio. Combate as mortes de jovens nas periferias. Lembra a proposta de PEC para redução da maioridade penal, matéria a ser apreciada no Congresso Nacional. Informa que adolescentes negros são assassinados sistematicamente. Cita dados sobre a questão. Considera que existe, na prática, "pena de morte" contra a população negra.

JOOJI HATO - Apresenta, em seu nome e dos demais deputados, votos de pesar ao governador Geraldo Alckmin, à primeira-dama Lu Alckmin, e aos amigos de Thomaz Rodrigues Alckmin, vítima de queda de helicóptero, em 02/04. Fala da consternação, também, dos parentes e amigos das demais vítimas. Lamenta que Thomaz tivesse sua vida ceifada aos 31 anos, deixando duas filhas.

RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - Apresenta condolências à família do governador Geraldo Alckmin, pela morte de seu filho, Thomaz. Lembra o sentimento que afeta pais e mães. Louva o trabalho diuturno do governador. Recorda o carinho e a simplicidade de Thomaz e os incidentes que sofrera. Informa a presença deste Parlamentar no velório. Destaca sua preocupação com empregados demitidos de empresas envolvidas no escândalo da Lava-Jato. Enfatiza as consequências deste processo. Comunica que as dívidas das empresas somam 15 bilhões de reais. Repudia o desvio de verbas públicas.

ANALICE FERNANDES - Comenta manifestações, previstas para o próximo domingo, dia 12/04. Nesse sentido, lê e comenta artigo do senador Aécio Neves, publicado hoje, na "Folha de S. Paulo". Destaca a falta de credibilidade na gestão federal, o aumento na taxa de juros, a necessidade de retomada do crescimento econômico, o aumento de tarifas públicas e problemas no ensino, entre outros. Endossa o sentimento de insatisfação da população brasileira quanto à gestão federal.

CARLOS GIANNAZI - Faz convite para audiência pública, prevista para o dia 08/04, nesta Casa, em apoio à greve dos professores. Defende e reitera as reivindicações da categoria, mobilizada desde o dia 13/03. Enfatiza problemas como a duzentena, o uso do Iamspe e do SPPrev. Repudia o fechamento de 3.300 salas de aula. Comenta os desdobramentos do fato. Lamenta a falta de investimentos no setor. Considera que há afronta à lei do piso nacional da categoria. Argumenta que há margem de verbas estaduais para atender aos reclamos do professorado.

CORONEL TELHADA - Transmite sentimentos de condolências à família do governador Geraldo Alckmin, pela morte de Thomaz Alckmin. Rebate argumento de que exista "genocídio" da população negra. Afirma que não há ato deliberado de policiais para vitimar crianças ou jovens. Questiona declarações de que "a bala perdida é sempre da polícia". Considera fatalidade a ser investigada a ocorrência no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Informa que quatro policiais foram mortos, naquela cidade, nesse final de semana. Relata cinco mortes de policiais militares e civis, havidas em São Paulo, neste mês. Argumenta que não há mobilizações para reverter o fato. Afirma que "todos somos vítimas" da violência. Enfatiza sua defensa contínua em favor dos policiais.

CEZINHA DE MADUREIRA - Reflete sobre o significado da dor provocada pela morte, especialmente quando foge ao que se tem como ordem cronológica natural. Comenta a dor do luto que se abateu sobre a família do governador Geraldo Alckmin, pela morte de Thomaz Alckmin, bem como dos demais ocupantes do helicóptero que os transportava. Expressa sentimentos gerais às famílias e amigos das vítimas.

alesp