Opinião - A dignidade não está em todos os políticos


09/04/2015 10:43 | Rafael Silva*

Compartilhar:


Cheguei ao sexto mandato neste Parlamento, e a cada dia me surpreendo ainda mais com a falta de dignidade de alguns políticos. Os protagonistas repetem-se: vivem como "aproveitadores de plantão"", com o único objetivo de enganar a população.

Todos nós que trabalhamos pela política honesta sabemos que a conquista de uma grande obra dura tempo. São necessários anos até que se consiga chegar a um consenso, em que se tenha projeto e recursos para a execução da obra.

Assim sempre foi na região de Ribeirão Preto. Agora, mais pontualmente, vivemos a euforia do início das obras de duplicação de quase dez quilômetros da rodovia Maurílio Biagi (SPA-343 X SP-322), que liga Sertãozinho e Pontal.

A rodovia, que sempre foi conhecida como "pista da morte", causou centenas de acidentes. Os anos mais críticos talvez tenham sido entre 2010 e 2011, quando aconteceram pelo menos 59 acidentes, ocasionando oito óbitos.

Desde aquela época, impulsionei meu trabalho junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Logística e Transportes e Palácio dos Bandeirantes. Foram dezenas de audiências com autoridades que foram sendo convencidas da necessidade da obra. A princípio, a obra teria apenas uma terceira pista, mas com bastante esforço revertemos o projeto, e conseguimos provar a necessidade da duplicação.

Mas isso tudo fazia parte de um processo mais complexo. Acompanhei passo a passo o pedido da Licença Ambiental Prévia (LP) junto à Cetesb para que pudesse ser realizada a licitação das obras. Foi uma longa jornada para obter a licença, mas conseguimos.

Depois, com o aceno positivo do governo estadual para a execução das obras, mas com recursos que viriam do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), acompanhei de perto e ajudei na medida do possível a aprovação do empréstimo. Outra etapa vencida.

E por fim o processo de licitação da obra, até que recentemente foi concedida a ordem de serviço e as obras já começaram. Isso é fruto de um trabalho de anos. Infelizmente foram muitos velórios e sepultamentos de pessoas que não sobreviveram ao perigo da "pista da morte", mas a esperança é de que com a duplicação esses riscos deixem de existir. A população de Pontal e Sertãozinho está de parabéns. Foi uma conquista de um trabalho sério e honesto e agora temos que iniciar as comemorações até que finalmente as obras sejam finalizadas.

Mas o que tudo isso tem a ver com "a dignidade não está em todos os políticos"? É que vários moradores e lideranças políticas estão revoltados com políticos que agora aparecem na cidade faltando com a verdade, vendendo a notícia de que há pelo menos três anos luta por essas obras.

As pessoas sérias deveriam ser sempre a totalidade na política, mas somos obrigados a conviver com elementos indignos de qualquer tipo de credibilidade. A população de Pontal e Sertãozinho sabe quem realmente deu sua contribuição para que esse sonho se tornasse realidade. Já para os "aproveitadores de plantão", que continuem na rabeira, com seus discursos brejeiros e pouco edificantes, pois quem trabalha não tem tempo para criar falsas informações.

Obrigado aos moradores de Pontal e Sertãozinho, que confiaram no meu empenho. Que vidas sejam poupadas com a realização dessa importante obra.

*Rafael Silva é deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa.

alesp