Opinião - Um momento de reflexão sobre o esporte


10/04/2015 16:27 | Enio Tatto*

Compartilhar:


O Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde foi implantado na Assembleia Legislativa, através de resolução de minha autoria, visando proporcionar à sociedade momentos de reflexão sobre a importância do esporte na vida de cada indivíduo. Também está entre os seus objetivos contribuir, por meio dos temas apresentados em suas palestras, a capacitação dos esportistas e a elaboração de políticas públicas nos municípios.

É com satisfação que anuncio a quinta edição consecutiva do evento, que este ano será realizado de 13 a 16 de abril no auditório Franco Montoro, com o apoio da Mesa Diretora da Casa. A solenidade de abertura será no dia 13, às 20h, no plenário Juscelino Kubitschek. Nesses dias, esportistas, professores, alunos de educação física, fisioterapeutas, gestores, médicos do esporte, lideranças comunitárias e secretários municipais, entre outros, debaterão a valorização do esporte e da atividade física em benefício da saúde de toda a população.

Serão muitas visões diferentes projetadas sobre o tema em busca de uma saúde melhor e, consequentemente, da melhoria da qualidade de vida de todos. Atualmente, como já afirmei, o esporte não é mais um fim em si mesmo, pois se apresenta como meio fundamental para alicerçar projetos e políticas públicas dirigidas para a educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Para reforçar o dito acima, o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, recém-empossado, afirmou: "Os ministérios que definem o futuro de um país, que deverão ser decisivos nos próximos anos, e em poucas décadas serão reconhecidos como os principais, são três: Cultura, Atividade Física (como eu chamaria a atual pasta dos Esportes) e Meio Ambiente". Essa visão abre novas perspectivas para o avanço do esporte e da atividade física.

Os palestrantes e convidados para o V Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde contribuirão para aprofundar e sociabilizar os saberes imprescindíveis para a constituição de políticas públicas para o esporte e para a atividade física. Vão ampliar o debate em direção a ações que contribuam, efetivamente, para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sem preconceitos.

Outra questão importante relaciona-se à ideia de que o esporte é uma das maneiras mais eficazes para conseguirmos elevar nossa autoestima. Somente dessa forma as novas gerações conquistarão uma vida mais saudável e feliz. O estabelecimento de uma efetiva política para o esporte fará também com que, num futuro próximo, o Brasil multiplique novos talentos e novos campeões, que emergirão da comunidade esportiva.

O esporte precisa de iniciativas, de conscientização e de mobilização dos esportistas para que sua valorização seja reconhecida como prioridade entre as políticas públicas sociais. Por isso, espero que a realização do seminário contribua para que os conhecimentos possam ser socializados para a comunidade de cada participante.

*Enio Tatto é deputado estadual pelo PT e 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo.

alesp