Opinião: Um país à deriva


13/04/2015 15:40 | Pedro Tobias*

Compartilhar:


Nunca antes na história deste País se viu um governo tão enfraquecido politicamente e ao mesmo tempo tão mal avaliado pela população como este da presidente Dilma.

Pesquisas recentes mostram que a insatisfação atinge todos os setores da sociedade. Desde a classe trabalhadora assalariada, passando pela dona de casa, estudantes, aposentados, até empresários e profissionais liberais. Todos, de alguma forma, prejudicados pela ação, ou omissão, do governo petista.

O prejuízo se materializou com a volta da inflação, dos juros altos, do crescimento baixo, com a energia e os combustíveis mais caros, com as alterações nos direitos trabalhistas que a presidente havia prometido durante a campanha eleitoral que não iria mexer nem que a vaca tossisse. Pois bem, a vaca tossiu e a presidente não cumpriu o que havia prometido ao povo brasileiro.

Como resultado dessa farsa, a população foi às ruas de todo o País para protestar. As manifestações estão mobilizando multidões de insatisfeitos com a atual situação do País. Insatisfação gerada única e exclusivamente pela incompetência do governo petista em conduzir a nação.

O descontentamento do povo tem sido ratificado por seguidas pesquisas. Todas mostram forte rejeição ao governo Dilma. Só 10% dos entrevistados aprovam o que está aí, ou seja, de cada dez brasileiros, apenas um está contente com o governo do PT.

Perdida em suas decisões e sem o apoio da população, Dilma perdeu também o respaldo de sua base aliada e enfrenta resistência até mesmo dentro de seu próprio partido. Com a governabilidade prejudicada, o Brasil está à deriva, sem rumo.

Para o bem do País, a presidente Dilma deveria renunciar ao mandato. Ela já deu demonstrações inequívocas de que não tem habilidade política nem administrativa para conduzir a nação. Faria um grande gesto em favor da retomada do desenvolvimento do País e da volta da confiança do povo brasileiro se renunciasse ao cargo.

Projeções indicam que a inflação está voltando com força. O índice deste ano deverá ficar acima de 8%, o pior desde 2003. Em vez de avançar, o País está retrocedendo, está voltando no tempo. Se houve alguma melhora nos indicativos econômicos do País, em governos anteriores, o governo Dilma está destruindo tudo. Em 2014, o Brasil cresceu mísero 0,1%. Um desempenho medíocre que não combina com a grandeza do País.

As manifestações tem sido uma ótima oportunidade para o povo brasileiro mostrar toda sua indignação com o descaso com que o Brasil está sendo tratado. Sair às ruas para reivindicar mudanças na política nunca foi uma prática muito comum do brasileiro. Mas ele está aprendendo a protestar. Ter consciência da sua força é o primeiro passo para que o povo consiga mudar seu País.

* Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB

alesp