Da Tribuna


16/04/2015 18:13 | Da Divisão de Taquigrafia da Assembleia

Compartilhar:


CARLOS GIANNAZI - Saúda os manifestantes da rede estadual de ensino presentes nas galerias. Critica o governo estadual pelo descumprimento das leis da data base salarial e da jornada do piso salarial do Magistério estadual. Manifesta-se contra decreto que proíbe o aumento de salários dos servidores do Estado. Cita matérias aprovadas, neste Parlamento, que são desfavoráveis à classe dos professores (aparteado pelo deputado Raul Marcelo).

CORONEL CAMILO - Discorre sobre a importância do respeito à ordem. Combate atitudes desordeiras de manifestantes durante os discursos dos deputados. Rebate críticas feitas pelas galerias à Polícia Militar. Manifesta apoio à luta dos professores (aparteado pelos deputados Coronel Telhada e Carlos Giannazi).

João PAULO RILLO - Ressalta que o movimento de paralisação do Magistério estadual fora divulgado na imprensa, após ocupação desta Casa. Repudia atos de preconceito. Menciona que a presidência desta Casa havia se comprometido a mediar a negociação entre o governo e os professores em greve. Manifesta-se a favor da pluralidade ideológica. Tece críticas ao governo Alckmin (aparteado pelos deputados Rafael Silva e Coronel Telhada).

CORONEL TELHADA - Pelo art. 82, defende melhores investimentos na Educação. Critica atitudes desrespeitosas de manifestantes das galerias, por não representarem, a seu ver, a classe dos professores.

WELSON GASPARINI - Para comunicação, parabeniza o presidente Fernando Capez, pela forma como tem conduzido os trabalhos nesta Casa. Cita as quatro entidades da Educação que estiveram em audiência com o governador Geraldo Alckmin, ontem à noite. Acrescenta que participaram da reunião os secretários titular e adjunto da Educação. Diz que o governo estadual está comprometido em manter o diálogo com as entidades representativas, até que sejam definidos os percentuais de reajuste para os professores.

JOÃO PAULO RILLO - Para comunicação, avalia como deselegância e provocação desnecessária o discurso do deputado Welson Gasparini. Declara que as instituições citadas pelo parlamentar não representam a categoria do Magistério. Considera que esta foi uma maneira de ludibriar a opinião pública, fingindo um diálogo que não existiu.

PROFESSOR AURIEL - Pelo art. 82, sugere que seja feita uma reflexão acerca de dificuldades enfrentadas pelo Magistério. Lembra passado de reivindicação da categoria, que tem sido ignorada pela gestão do PSDB. Compara os baixos salários do Magistério aos da Polícia Militar. Manifesta apoio à pauta dos professores.

CARLOS GIANNAZI - Pelo art. 82, presta esclarecimentos quanto ao público presente nas galerias, afirmando que pertencem ao Magistério estadual. Mostra fotos de situação precária de escola da rede pública. Combate posicionamento de deputados que criticam a categoria, mas não buscam soluções em seu favor. Pede que os parlamentares não provoquem os professores.

CORONEL TELHADA - Pelo art. 82, rebate fala do deputado Carlos Giannazi. Considera que a categoria é massa de manobra de pequenos partidos políticos. Manifesta apoio ao reajuste solicitado pelo Magistério. Repudia comentários de parlamentares, que declararam que ele e o deputado Coronel Camilo são contra a causa dos professores. Apela aos visitantes que se comportem com civilidade e postura democrática.

CARLOS GIANNAZI - Para comunicação, afirma que o deputado Coronel Telhada manifestou-se favoravelmente à luta em favor da Educação. Diz que, no entanto, o discurso e a prática do parlamentar não condizem. Declara que o voto é que define o posicionamento real de cada deputado. Avalia que o debate faz parte da democracia.

CORONEL TELHADA - Para comunicação, agradece declaração do deputado Carlos Giannazi. Repudia as ofensas contra os deputados, por parte dos professores.

alesp